Categorias: Polícia

Pinto de Luna pede afastamento da Superintendência da PF em Alagoas

A assessoria da Polícia Federal em Alagoas confirmou a viagem do superintendente a Brasília, mas disse tratar-se de uma viagem de rotina.

Sionelly Leite / Alagoas 24 Horas/Arquivo

José Pinto de Luna entrega o cargo de superintendente da Polícia Federal em Alagoas

O superintendente da Polícia Federal em Alagoas, José Pinto de Luna, colocou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de julho, seu cargo à disposição do diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. A reunião acontece em Brasília, na sede do departamento. A direção da PF, no entanto, não confirmou se acatará o pedido.

A reportagem do Alagoas24horas tentou entrar em contato com Pinto de Luna, mas o telefone está desligado. A assessoria da Polícia Federal em Alagoas confirmou a viagem do superintendente a Brasília, mas disse tratar-se de uma viagem de rotina.

O Alagoas24horas, no entanto, apurou que Luna entregou o cargo e que seus argumentos para o afastamento foram acatados pelo diretor-geral da PF. Não há informações oficiais sobre as razões que levaram Pinto de Luna a entregar o cargo.

Histórico

José Pinto de Luna chegou a Alagoas em novembro de 2007, pouco antes da Polícia Federal deflagrar a Operação Taturana, que resultou na prisão de vários deputados estaduais e no indiciamento de mais de 100 pessoas, o que provocou uma verdadeira avalanche no quadro político do Estado.

Na última operação que contou com a presença da PF, o superintendente foi acusado de utilizar força excessiva para deter o ex-deputado Gervásio Raimundo, acusado de furtar energia. A PF cumpria ordem judicial para recolher armas nas residências do deputado Marcelo Victor (PTB).

Conhecido por suas declarações fortes, Pinto de Luna tornou-se respeitado no Estado e seu nome passou a ser cogitado para concorrer a uma vaga para cargo político. O delegado negou, por diversas vezes, que tivesse qualquer pretensão política.

O nome mais cotado para assumir no lugar de Luna é o superintendente executivo da Polícia Federal no Maranhão, José Valter Teixeira. Caso aceite o convite, o novo superintendente deverá tomar posse ainda esse mês.