Categorias: Saúde

Programa Saúde na Escola

Secretaria de Saúde promove oficina nesta quinta-feira, dia 2

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta quinta-feira (2), uma oficina sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). A ação será realizada no Village Barra Hotel, a partir das 8h30, na Barra de São Miguel, e contará com a participação de técnicos dos ministérios da Saúde e Educação. A oficina é destinada aos técnicos e secretários de saúde dos 102 municípios.

A oficina tem como objetivo apoiar a implementação do programa por meio do fortalecimento da articulação e interlocução com o grupo de trabalho intersetorial, na construção de uma relação entre saúde e educação com os municípios que aderiram ao programa.

De acordo com Araci Lessa Sotero, técnica da Diretoria de Atenção Básica da Sesau, as ações de saúde na escola são desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família, em parceria com as escolas, nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"Existem vários critérios para que os municípios participem do PSE, entre eles, está o registro do Ideb menor ou igual a 2,69; cobertura de 100% de Saúde da Família ou adesão ao Programa Mais Educação", explicou Sotero.

O Programa Saúde na Escola foi lançado em setembro de 2008 e pretende contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Ele abrange ainda ações de prevenção e promoção da saúde através de avaliações do estado nutricional; incidência precoce de hipertensão e diabetes; controle de cárie, acuidade visual e auditiva, e também psicológica do aluno.

O PSE instituído por decreto presidencial Nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre os ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos e alunas da rede pública de ensino: ensinos fundamental e médio, rede federal de educação profissional e tecnológica, Educação de Jovens e Adultos (EJA).