Categorias: Maceió

Agentes penitenciários que entraram em conflito com Bope são afastados

A Secretaria de Defesa Social (SDS) afastou 13 agentes penitenciários acusados de participar de manifestação que resultou em conflito com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A Secretaria de Defesa Social (SDS) afastou 13 agentes penitenciários acusados de participar de manifestação que resultou em conflito com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A manifestação, ocorrida no dia 15 de junho, no Centro de Maceió, terminou com alguns agentes feridos com balas de borracha. Os agentes são acusados de utilizar armas de fogo durante protesto.

O afastamento deverá vigorar por 30 dias, prazo para a conclusão do procedimento administrativo instaurado pela SDS. Os agentes deverão se apresentar à sede da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp), onde cumprirão o horário de expediente. Os agentes afastados ainda perderão – pelo mesmo prazo – o porte de arma e a identidade funcional, assim como deverão entregar as armas pertencentes à Intendência.

Entre os afastados está o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas de Souza, que considerou a medida da SDS uma retaliação às mobilizações da categoria por reajuste salarial. Em entrevista ao Alagoas24Horas, o sindicalista disse que desconhece o motivo do afastamento dos agentes, uma vez que a presença deles no sistema não atrapalharia a apuração do que aconteceu na manifestação, que ocorreu no Centro da cidade.

Souza disse, ainda, que não foi dado aos agentes o direito à ampla defesa, uma vez que os mesmos ainda estão sendo investigados e já estão sofrendo sanções por parte dos gestores. O sindicalista, no entanto, disse não se surpreender com a determinação do Governo, que estaria se recusando a negociar com a categoria, segundo a sua avaliação.

Outro questão apontada pelo sindicalista diz respeito aos agentes afastados. Segundo Jarbas, alguns fastados sequer estariam presentes ao protesto. O sindicalista disse que a categoria deveria se reunir em assembleia na tarde desta quinta-feira, dia 2, para definir o calendário das novas manifestações. “Ao sindicato caberá garantir o direito de defesa de todos os agentes e demonstrar que não tememos retaliações”, disse.

Foram afastados Armando de Castro Sobrinho, Acácia Souza Cantoário, Adalberto de Souza Bringel, Daniel Domingues de Miranda, Elias Gomes da Silva, Gizélia Cardoso Bandeira, Helber José Mendonça Medeiros, Jonatas Rafael Ferro dos Santos, Jarbas Santos de Souza, José Francisco dos Santos, Lucas Shanei Cunha Costa, Marcelino Marinho Falcão e Paulo Chen.