Benedito Alexandre foi reconduzido para o cargo.
Os membros do Conselho Estadual de Saúde (CES), eleitos para o biênio 2009/2011, foram empossados nesta terça-feira (7), no auditório do Centro Formador. A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, que representou o governador Teotonio Vilela Filho.
Na oportunidade, o presidente do CES, Benedito Alexandre, foi reconduzido para o cargo, após a realização de um pleito eleitoral. Para compor a nova diretoria, a conselheira Maria Borges Rodrigues, representante da Pastoral da Criança, passou ao posto de vice-presidente do CES, no lugar de José Wilton da Silva, que é conselheiro titular do segmento entidades dos portadores de patologias crônicas em Alagoas.
Durante a posse dos novos integrantes do CES, o secretário da Saúde, Herbert Motta, relatou a emoção em, pela primeira vez, empossar os membros da entidade, da qual é integrante. Ele ressaltou, também, a importância que o controle social desempenha no sentido de acompanhar as ações dos gestores da saúde pública, para que elas sejam pautadas pela ética, transparência e implementação de políticas eficazes.
“Quero me declarar parceiro do CES, no sentido de trabalharmos uma agenda positiva, pois os seus integrantes lidam, diariamente, com o controle social, primando para que as questões da saúde pública venham a alcançar êxito”, afirmou Herbert Motta.
O presidente reeleito, Benedito Alexandre, destacou que o CES é uma entidade dinâmica e que é referência para o controle social em Alagoas. “Nosso propósito é ampliar nossas ações e avançar ainda mais”, disse o presidente, lembrando a importância da nova sede do Conselho para o desenvolvimento das ações realizadas.
A cerimônia contou com a presença de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), da sociedade civil organizada e de instituições públicas e privadas, que atuam no âmbito da saúde.
Atuação – O Conselho Estadual de Saúde é uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. O conselho representa o controle social e está em consonância com a constituição brasileira que consagra os princípios da reforma sanitária, entre eles, o da participação da comunidade no SUS.
Em Alagoas, o CES tem contribuído na formulação de políticas de saúde pública e no acompanhamento da execução de medidas empreendidas no setor.