Categorias: Política

Lula inaugura primeira obra hídrica do PAC em Alagoas

A adutora é a primeira obra hídrica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) inaugurada no Nordeste, e deve reduzir os problemas de abastecimento d’água, beneficiando 120 mil pessoas.

Divulgação

Lula sai em defesa de Sarney e critica oposição no Senado

O governador Teotonio Vilela Filho receberá o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (14) para inaugurar a adutora Helenildo Ribeiro, no município Palmeira dos Índios. O Cerimonial da Presidência da República confirmou, nesta quarta-feira (8), a presença de Lula na inauguração.

A adutora é a primeira obra hídrica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) inaugurada no Nordeste, e deve reduzir os problemas de abastecimento d’água dos municípios de Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas, beneficiando 120 mil pessoas.

Na segunda-feira, 13, véspera da inauguração, haverá uma coletiva com a imprensa local e nacional, sobre os detalhes da obra, com um representante do Ministério da Integração Nacional, e outro do governo de Alagoas. A hora e o local ainda não estavam definidos.

A obra, que já se encontra em fase de testes, recebeu investimento de cerca de R$ 67 milhões, sendo 10% deste valor a contrapartida do Governo de Alagoas e o restante, recursos do Ministério da Integração Nacional. O complexo a ser inaugurado incluiu a construção de uma barragem de cinco milhões de metros cúbicos, uma estação de tratamento d’água, adutora e reservatórios.

A adutora vai reforçar o abastecimento d’água de Palmeira dos Índios, prejudicado pelo excesso de demanda do sistema da Carangueja, que atende ao município. Hoje, a vazão do sistema é de 130 litros por segundo, mas, após a obra, a capacidade aumenta para 230 litros por segundo.

“Palmeira dos Índios possui grandes problemas de abastecimento, mas, com essa adutora, a água vai chegar à casa das pessoas sem dificuldade e, ainda por cima, tratada”, explica a diretora de Obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Sílvia Valéria Lima.

Adutora vai potencializar distribuição de água

Até chegar aos domicílios de Palmeira dos Índios, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas, a água sai da Barragem do Caçamba, em Quebrangulo, passando por um trecho de 12km até chegar à Estação de Tratamento d’Água (ETA), de onde será filtrada e enviada para dois reservatórios de distribuição em Palmeira dos Índios, seguindo, a partir daí, para consumo humano.