Vasco volta a vencer depois de oito jogos.
Oito jogos, seis rodadas da Série B e 49 dias mais tarde, o Vasco voltou a vencer uma partida. Jogando em São Januário, o time comandado por Dorival Júnior derrotou a Ponte Preta por 3 a 0, neste sábado, e se aproximou da briga por uma vaga na primeira divisão nacional graças a gols de Robinho e Elton, que marcou duas vezes.
A última vitória vascaína antes do longo jejum foi conquistada no dia 23 de maio: 3 a 0 contra o Atlético-GO, também em São Januário. Desde então, o Vasco empatou duas vezes com o Corinthians pela Copa do Brasil, perdeu para o Paraná na Série B e empatou com São Caetano, Guarani, Duque de Caxias, Figueirense e Bragantino, todos pela segunda divisão nacional.
O resultado deixa os vascaínos com 17 pontos, ainda na oitava colocação. Porém, o time carioca tem a mesma pontuação de Figueirense, Atlético-GO e Ponte Preta e fica a um ponto de Portuguesa e América-RN. O time goiano pode se desgarrar na noite deste sábado, quando enfrenta o Paraná.
Neste sábado, o Vasco começou o jogo sem dar respiro aos paulistas. Reclamou de dois pênaltis antes de conseguir abrir o marcador, aos 26min, em cabeçada de Robinho após cruzamento de Fagner. Este foi o primeiro gol do atacante, ex-Volta Redonda, com a camisa vascaína.
Nos acréscimos do primeiro tempo, os vascaínos ampliaram. Luis Gustavo derrubou Souza na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Elton bateu no canto esquerdo e deslocou o goleiro da Ponte.
No segundo tempo, o jogo caiu de ritmo. Sem levar sustos, o Vasco viu a vitória ficar ainda mais próxima aos 30min, quando Gercimar foi expulso depois de falta em Souza. Com um a mais, o Vasco ainda ampliou aos 45min, quando Elton fechou a contagem.
As duas equipes voltam a campo na próxima terça-feira. O Vasco visita o Vila Nova no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, às 21h (de Brasília). Um pouco mais cedo, às 19h30, a Ponte Preta recebe a Campinense no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Ficha Técnica: Vasco 3 x 0 Ponte Preta
Gols
Vasco: Robinho, aos 26min do 1º tempo, e Elton, aos 47min do primeiro tempo e aos 45min do segundo tempo.
Lances polêmicos
Elton e Gum disputaram uma jogada na área e o vascaíno reclamou de puxão. Árbitro marcou falta contra o Vasco
Vascaíno Alex Teixeira reclamou que foi tocado na área após queda. Árbitro mandou seguir o jogo
Pontepretano Gum esticou a perna no chão e Alex Teixeira caiu na área. Árbitro mostrou amarelo para o atacante e não marcou pênalti
Juiz marcou impedimento do atacante pontepretano Evando, que saiu na cara do gol
Ponto Forte do Vasco
O ataque vascaíno, que voltou a funcionar com os gols de Elton e Robinho
Ponto Fraco do Vasco
Desatenção na zaga, que deu chances aos atacantes pontepretanos
Ponto Forte da Ponte Preta
O goleiro Gilson, que fez boas defesas e evitou uma goleada
Ponto Fraco da Ponte Preta
Abuso de faltas, algumas até violentas
Personagem do jogo
Elton, que marcou dois gols do Vasco
Esquema Tático Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Fágner, Vilson , Titi e Ramon; Souza, Nilton, Ernani, Jéferson (Ernani) w Alex Teixeira (Alan Kardec); Robinho (Magno) e Élton; Técnico: Dorival Júnior
Esquema Tático Ponte Preta
4-4-2
Gilson; Edílson, Gum, Dezinho e Luiz Gustavo; Gercimar, Pirão, Tinga (Lins) e Fabiano Gadelha (Diego Sales); Evando e Danilo Neco (Márcio Mixirica); Técnico: Pintado
Cartões Amarelos
Vasco: Titi, Ramon e Alex Teixeira
Ponte Preta: Edilson, Luís Gustavo, Evando e Pirão
Cartão Vermelho
Ponte Preta: Gercimar
Árbitro
Claudio Mercante (PE)