Evento acontece no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Promovido pelo Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e pelo Laboratório da Cidade do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências da UFAL, o primeiro ciclo do Projeto Linda de Debates será encerrado nesta quinta-feira (16), tendo como temática a cultura. O evento acontece às 20h, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Participarão do evento a diretora do Pró-Memória, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Adriana Guimarães e a coordenadora do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC), da UFAL, Rachel Rocha, que discutirão o Patrimônio Cultural (material e imaterial), tendo como foco a realidade alagoana.
Durante o debate serão discutidos conceitos básicos como a importância do patrimônio cultural; a evolução do conceito: do monumental ao singelo e as inter-relações entre o patrimônio material e o imaterial; O que preservar e como preservar e a Política de Patrimônio Cultural.
Durante os dias de debates (14, 15 e 16), o público está tendo a oportunidade de discutir junto com especialistas como Regina Dulce Lins, Vinicius Maia Nobre, Anivaldo Miranda, José Roberto Fonseca, Rachel Rocha e Adriana Guimarães, questões urbanas e contemporâneas que envolvem Urbanismo, Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (material e imaterial) – tomando como foco a cidade de Maceió.
O evento é aberto ao público, que pode participar dos debates através de perguntas escritas. Mediados pela jornalista Simone Cavalcante, os debates estão sendo gravados pela TV Educativa e posteriormente serão exibidos na grade de programação.
O projeto “Linda de Debates” conta com apoio cultural do Banco do Nordeste (BNB), da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação Municipal de Ação Cultural e da Companhia de Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal).
Adriana Guimarães é arquiteta e urbanista, tem especialização em Restauração de Edifícios e Sítios Históricos. Atualmente é diretora do Pró-Memória, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac.
Rachel Rocha é doutora em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França e é professora de Antropologia e pesquisadora no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UFAL, onde coordena o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC).