Categorias: Maceió

Itec desenvolve sistema de perícia para Detran

Nova ferramenta visa catalogar os acidentes.

Em parceria com o Detran de Alagoas, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), criou o Sistema de Perícia (Sisperícia). Essa nova ferramenta visa catalogar os acidentes de trânsito ocorridos em todo o Estado, além de criar referências sobre as vítimas envolvidas, local, condição do condutor, marca e modelo do veículo. O projeto ainda está em fase de teste e sua prática está prevista para agosto.

Com o objetivo de facilitar a criação de dados estatísticos que fazem a diferença na prevenção de acidentes, o Sisperícia facilitará a identificação dos locais mais frequentes de acidentes de trânsito e em quais épocas eles acontecem. Além disso, o sistema é capaz de identificar qual gênero se envolve mais em acidentes, se homens ou mulheres, entre outras estatísticas.

A gerente do serviço de controles, infrações e acidentes do Detran de Alagoas, Carla Araújo, explica que apesar do sistema ainda estar em fase de teste, já funciona com ocorrências reais.

“O sistema cadastra os boletins de ocorrência do departamento de perícias e cria um banco de dados. Antes os boletins eram feitos manualmente, ou seja, armazenávamos pilhas de papéis e era muito complicado gerar dados estatísticos a partir deles, não tínhamos como fazer comparações”, afirma Carla.

As principais finalidades da criação dos dados estatísticos, ainda segundo Carla, são as de direcionar as campanhas de trânsito para os públicos específicos. Descobrir os principais causadores pelas colisões, como também, sinalizar adequadamente a cidade nos pontos necessários. “Queremos criar esse banco de dados para que possamos evoluir nessa área”, conclui.

O Presidente do Itec, Luiz Eugênio Barroca, concorda com Carla e acrescenta. “Este é mais um novo produto criado pela fábrica de sistemas do Itec. Além de ser um setor que estamos reformulando e colocando em total disposição do Governo do Estado” frisa.