Categorias: Saúde

Sindicância vai apurar morte no HGE

Paciente faleceu neste domingo.

Sesau

Sesau

O secretário da Saúde, Herbert Motta, determinou nesta segunda-feira (20) a abertura de uma sindicância para apurar se houve falha no atendimento da paciente Josefa Lima da Silva, 76 anos, residente em São Luiz do Quitunde, que faleceu no último domingo (19), no Hospital Geral do Estado (HGE).

A decisão foi adotada durante reunião entre o secretário, superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Benedito Alexandre e o superintendente de Atenção à Saúde, Vanilo Soares.

”De acordo com o prontuário médico, ela foi internada na área vermelha (pacientes graves), por volta das 10h04, apresentando quadro clínico de dispnéia (falta de ar), e após ter evoluído seu estado de saúde ela teria sido encaminhada para a área azul. O fato é que houve uma morte no HGE em condições que precisam ser esclarecidas para a sociedade, e principalmente os familiares que estão sofrendo neste momento", explicou o secretário, reforçando o empenho e a dedicação dos profissionais que atuam naquela unidade.

Também ficou definido com o Conselho Estadual de Saúde que será criada uma Câmara Técnica para discussão da situação (sobrecarga no hospital). Estatísticas do próprio HGE mostram que 85% dos atendimentos realizados (hipertensão, diabetes, gripe, diarréia) deveriam ser tratados nos postos de Saúde, ou seja, na Atenção Básica.