Categorias: Maceió

Ex-prefeito de Bogotá avalia ações em Alagoas

Relatório de avaliação será apresentado nesta quarta-feira.

O ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, volta a Alagoas para fazer o fechamento do trabalho de consultoria – financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) – que fez ao governo do Estado desde maio do ano passado. O relatório de avaliação das ações estratégicas em cultura cidadã para enfrentamento do crescimento da violência em Maceió será apresentado nesta quarta-feira (22), às 8h30, no Maceió Atlantic.

O trabalho realizado pela ONG Corpovisionários, da qual Mockus faz parte, e as ações inspiradas em suas idéias que começaram a ser desenvolvidas em Alagoas serão discutidos durante o encontro por secretários de Estado, membros de movimentos sociais, organizações de classe e associações comunitárias que se engajaram na luta pela implantação de uma cultura de paz na capital. Os dados que serão apresentados destacam a crescente articulação dos alagoanos em defesa da vida e salientam as ações de governo que têm como base a Cultura Cidadã.

Para Mockus e os demais integrantes da Corpovisionários, o avanço mais importante desde o início do trabalho em Alagoas foi a mobilização ativa e comprometida de parte da sociedade civil que se conseguiu por meio Fórum pela Vida e pela Paz (Forvida) com apoio do governo do Estado. Entre as ações mencionadas no relatório estão ainda a criação do Observatório da Violência, com a participação das polícias Civil e Militar, Detran, Ufal, secretarias Estadual e Municipal da Saúde, Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalistica, Seplan, entre outros.

“As atividades desenvolvidas pelo Forvida com apoio do Governo foram muito importantes, pois além de conseguir a convocação e participação efetiva da sociedade civil, mantiveram ativo no tempo um processo visível de defesa da vida na medida em que motivaram e inspiraram a outros atores, como as universidades e os jornalistas. Além disso, essas ações incorporaram o uso e divulgação dos dados oficias do número de homicídios como parte de eventos e atividades, que é uma orientação metodológica do enfoque de cultura cidadã”, diz o relatório.

Além do balanço completo de todas as ações, Antanas Mockus vai discutir com o governo as estratégias futuras que deverão ser adotadas para o fortalecimento da Cultura Cidadã como uma das ferramentas de combate à violência em Alagoas.

Agenda

Durante sua estada em Maceió, o ex-prefeito de Bogotá participa da solenidade de assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com a presença da ministra Nilcéia Freire, na quarta à tarde, no Palácio República dos Palmares; se reúne com o governador Teotonio Vilela Filho, com representantes do Observatório da Violência e com o prefeito de Maceió, Cícero Almeida.

Mockus ainda fará parte de oficina do Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas, na sexta-feira, às 9h, na Secretaria de Defesa Social.