Categorias: Justiça

Prefeito de Craíbas tem mandato cassado

O juiz entendeu que houve captação ilícita de sufrágio durante o processo eleitoral e determinou a diplomação imediata do segundo colocado nas eleições, Edielson Barbosa Lima, mais conhecido como Dinho Leite.

Divulgação

Jadson Pedro continua fora do cargo

O juiz Almir Hilário, titular da 22ª Zona Eleitoral do município de Craíbas, distante de Maceió 142 quilômetros, cassou o mandato do prefeito reeleito da cidade, Jadson Pedro (PMN) e do vice-prefeito Antônio Malaquias. O juiz entendeu que houve captação ilícita de sufrágio durante o processo eleitoral e determinou a diplomação imediata do segundo candidato mais votado nas eleições, Edielson Barbosa Lima, mais conhecido como Dinho Leite.

Em entrevista ao Alagoas24Horas o juiz disse que ficou provado que houve compra de votos durante as eleições e, apesar de ser uma prática comum no país, a Justiça está atenta. “Está na hora de acabar com essas práticas”, afirma.

Dinho do Leite, que já foi prefeito da cidade por dois mandatos, obteve 4.092 votos, 218 votos a menos que Jadson Pedro. Ainda segundo o juiz Almir Hilário, o novo prefeito deverá tomar posse amanhã, tão logo a presidente da Câmara Municipal de Craíbas retorne de Maceió.

A ação foi movida pela coligação “Craíbas Levada a Sério” do terceiro colocado nas eleições, Teófilo José Barroso Pereira.

Prisão

O filho de Jadson Pedro (e neto do deputado estadual José Pedro da Aravel) foi preso em flagrante na madrugada do dia 4 de outubro do ano passado pela Polícia Federal, acusado de tentar comprar votos para o pai, então candidato a prefeito. Bruno Albuquerque de Farias Santos, 23, estava com material de propaganda eleitoral e uma quantia em dinheiro, que seria destribuída entre eleitores.

De acordo com a PF, Bruno Albuquerque seguia em seu veículo acompanhado do avô, o deputado José Pedro da Aravel, quando foi surpreendido por federais sob o comando do delegado Delano Cerqueira Bunn, com o apoio da Polícia Militar.