Categorias: Política

Galba Novaes nega que sessão de ontem tenha sido ‘secreta’

A sessão aprovou os projetos de lei que criam duas novas secretárias na administração do prefeito Cícero Almeida (PP). Porém, Dudu afirmou que vai anular a sessão por ela não ter sido convocada por ele.

Luis Vilar/Alagoas24horas

Galba Novaes negou ‘racha’ na Câmara de Vereadores

O vereador Galba Novaes (PRB) – que preside a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Maceió – pôs panos quentes nas discussões que surgiram depois da sessão realizada na quinta-feira, dia 27, na sede provisória da Câmara Municipal de Maceió, sem o conhecimento do presidente Dudu Holanda (PMN). A sessão aprovou os projetos de lei que criam duas novas secretarias na administração do prefeito Cícero Almeida (PP). Porém, Dudu afirmou que vai anular a sessão por ela não ter sido convocada por ele.

A sessão foi “inexistente” conforme disse o presidente da Câmara Municipal, em entrevista ao Alagoas24Horas, no dia de ontem. Reforçando o que Dudu Holanda colocou, poucos foram os funcionários que se fizeram presentes e a sessão sequer foi registrada pelo veículo oficial do Poder Legislativo municipal: a TV Câmara. Galba Novaes nega que tenha havido qualquer interesse político na sessão e salientou que os trabalhos não ocorreram de “forma secreta”.

“Não existe esta história de sessão secreta. Isto é um desencontro de informações. O que existe é que a Câmara Municipal, por ainda não ter aprovado a Lei de Diretrizes Orçamentárias, está em sessão permanente e ontem fomos chamados para votar, em sessão extraordinária, que ocorreu logo depois uma sessão que foi aberta e fechada, para votar a criação das secretarias que são de fundamental importância para a sociedade maceioense”, colocou Novaes.

O vereador disse ainda desconhecer qualquer “racha”. Indagado sobre uma possível disputa de forças na Mesa Diretora da Casa, ao ponto de isolar o presidente Dudu Holanda, Novaes salientou que há alguns problemas na condução de algumas matérias por parte da Mesa, como já foram até criticados por ele na tribuna do Legislativo, mas que “não chegaria a esta gravidade”. Nos bastidores corre a informação de um grupo de vereadores que estaria querendo derrubar Dudu Holanda da presidência. “Não acredito neste tipo de informação. Não é isso”, disse Galba.

“Sessão secreta é algo para casos extremos. Os trabalhos na Câmara seguiram seu trâmite normal já que não entramos em recesso”, colocou. Questionado sobre o fato do presidente desconhecer a sessão, Novaes se limitou a dizer que foi comunicado pela vereadora Silvânia Barbosa. “Não posso afirmar se o Dudu foi chamado ou não. Agora, eu acredito que a Mesa Diretora deva trabalhar em sintonia, já que a Silvânia (Barbosa) é primeira secretária”. “Tanto houve sessão e os vereadores sabiam, que compareceram 16”.

Heloísa Helena

O Alagoas24Horas ouviu ainda a vereadora Heloísa Helena sobre a sessão da quinta-feira. “Não posso dizer se há um racha ou não e o que ocorreu de fato, pois não tenho este conhecimento. Eu já fiz um pronunciamento duro, durante uma sessão indagando se havia disputas internas na Câmara Municipal de Maceió e afirmando que não faço parte delas, nem de nenhum grupo. Mas, os vereadores ‘saltitantes’ disseram que estava tudo bem, tudo em paz. Então, não posso afirmar nada quanto a isso. Eu não sou de grupos, nem de corriolas. Se há briga na Mesa Diretora, que eles tratem de resolver e botem a Câmara para funcionar, que era o que já tinha falado antigamente. Nada pode ser maior do que os interesses da população”, colocou.

Heloísa Helena explicou ainda que no dia de ontem estava participando de uma audiência pública no Jacintinho, cumprindo o que já estava marcado em suas atividades enquanto vereadora. “Na véspera da sessão de quinta, eu liguei para o vereador Dudu Holanda e perguntei se haveria sessão. Ele me disse que não. Eu fiquei irritada quando recebi o chamado da primeira secretaria para a sessão e não fui, porque tinha um compromisso firmando da audiência pública, fazendo o meu papel de vereadora. Agora, fica parecendo a ‘Casa da Mãe Joana’, já pedindo desculpas as ‘joanas’ pela expressão. Mas, é isto quando muita gente quer dar mais ordens que os outros”, finalizou a vereadora.