Ação do Projeto Olhar Brasil aconteceu em Marechal.
Aproximadamente 600 pessoas fizeram consultas oftalmológicas neste domingo, na escola Prefeito Edival Lemos, no bairro da Poeira, em Marechal Deodoro. A ação faz parte do projeto Olhar Brasil, do Governo Federal, em parceria com prefeituras e Governo do Estado.
Maria das Graças Souto, coordenadora do projeto pela Secretaria de Educação do Estado, juntamente com Nilza Duarte, gestora do Probrama Brasil Alfabetizado em Alagoas, explicam que esta etapa do projeto estão sendo atendidos os alunos matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Todos os 102 municípios de Alagoas terão a mesma ação. No total, cerca de 84 mil pessoas deverão realizar as consultas. E que aproximadamente em 70% dos casos são detectadas anomalias na visão dos pacientes. Os casos vão de um simples glaucoma à uma cirurgia de catarata. Em todos eles, as pessoas recebem o tratamento sem pagar nada.
O vice Prefeito e secretário da saúde, o médico Petrúcio Soares, explica que as pessoas que necessitam dos óculos, acabam recebendo o material gratuitamente. "É uma parceria muito importante com o Governo Federal e Estado de Alagoas. Muitas pessoas sequer sabem que tem problemas de visão, e agora estão recebendo o atendimento necessário", comenta.
A secretária interina de educação de Marechal Deodoro, professora Iolanda Alcântara considera que muitos alunos do Eja deixam de ter um bom aproveitamento em sala de aula por alguma deficiência na visão. "Mas que agora, graças ao Olhar Brasil, esta deficiencia será corrigida", comemora.