Levantamento de site mostra faltas no 1° semestre
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi o senador que mais faltou no primeiro semestre desse ano, segundo um levantamento realizado pelo site Congresso em Foco. Sarney, que enfrentou denúncias e escândalos no período, faltou em 17 das 60 sessões deliberativas, ordinárias ou extraordinárias.
De acordo com o site, Wellington Salgado (PMDB-MG), um dos principais aliados do presidente do Senado, aparece em segundo lugar na relação, com 12 ausências, seguido do líder do DEM, José Agripino (RN), que faltou nove vezes. O parlamentar mais assíduo é o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Com 85 anos, o petebista foi a todas as sessões.
Somando faltas e licenças, o senador Magno Malta (PR-ES) foi o menos assíduo no Parlamento, segundo o balanço do Congresso em Foco, com 31 registros. Em segundo lugar aparece Wellington Salgado, com 22 ausências e Fátima Cleide (PT-RO) em terceiro, com 21 faltas e licenças.
Magno Malta apresentou 24 licenças, todas por missão política. Recentemente, a CPI da Pedofilia, presidida por ele, foi a Catanduva, no interior de São Paulo, investigar uma suposta rede de pedofilia. Wellington Salgado tirou três licenças por motivo particular e outras dez por missão política. Fátima teve três faltas e 18 licenças de missão política.
O Congresso em Foco tentou contato com Sarney e Wellington Salgado, mas não recebeu retorno. José Agripino disse ter recebido a notícia com notícia e afirmou que é um dos senadores mais assíduos.