Categorias: Interior

Prefeito cassado de Craíbas perde no TRE-AL

Pleno rejeita recursos para devolver mandato a Jadson Pedro.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) rejeitou o recurso do prefeito cassado de Craíbas, Jadson Pedro, e manteve a decisão do juiz eleitoral Almi Hilário, que garantiu a posse do segundo colocado na eleição do ano passado, Dinho do Leite, no cargo. Jadson teve o mandato cassado sob a acusação de compra de votos e corrupção eleitoral durante a disputa.

O pedido de cassação do mandato foi apresentado por outro candidato ao cargo, Teófilo José de Barros Pereira, que ficou em terceiro lugar na disputa. O juiz Almi Hilário, da 22ª Zona Eleitoral julgou procedente as ações de Investigação Judiciária Eleitoral (Aije) e de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), por com compra de votos e cassou o mandato do prefeito.

Santa Luzia

Em outra decisão, o pleno do TRE decidiu manter no cargo a prefeita de Santa Luzia do Norte, Maria de Fátima Barros Lins. Foram três ações, todas desprovidas, à unanimidade – uma de investigação judicial eleitoral; outra de impugnação de mandato eletivo e a terceira contra a expedição de diploma – interpostas pela ex-prefeita de Santa Luzia e candidata no pleito majoritário do mesmo ano, Herminia Tavares da Silva.

Hermínia alegou em desfavor de Maria de Fátima fraude e ofensa à soberania popular, além de lembrar o fato de ela sido candidata registrada na véspera do dia da eleição, com o número do ex-prefeito e que era um dos concorrentes, Deraldo Romão de Lima, quando a campanha já estava encerrada. Os três processos tiveram como relator o juiz e corregedor eleitoral substituto, Raimundo Campos.