Categorias: Educação

Toninho Lins participa de Conferência de Educação‏

Evento discute melhorias para o setor público em Rio Largo.

Fotos: Ascom/Rio Largo

Prefeito conversa com os barraqueiros

Criar e fortalecer espaços de debate e deliberação sobre a realidade educacional do município. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação de Rio Largo iniciou hoje, 30, a I Conferência Municipal de Educação, na sede da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra, no Centro. Professores, diretores de escolas e pais de alunos, discutiram políticas públicas destinadas à qualidade na educação. A palestrante, Irailde Correia, mestre em Educação Brasileira iniciou o debate destacando os eixos temáticos: O papel do Estado na garantiado direito à educação de qualidade e regulação da educação nacional; Qualidade de Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

Em seu discurso proferido na abertura do evento, o prefeito Toninho Lins (PSB) ressaltou a importânciade uma gestão democrática com a participação de todos que fazem a educação de Rio largo. “Temos merenda de qualidade, nossa prioridade é a educação. Precisamos formar cidadãos. Prefiro construir a paz a ter que combater a violência mais na frente. O ensino é a base de tudo. Vamos iniciar a construção de uma escola no bairro Antônio Lins de Souza, faremos mais uma escola para os moradores do Brasil Novo”, afirma.

As propostas da I Conferência Municipal de Educação serão levadas à Conferência Estadual de Alagoas e, em seguida, encaminhadas à Conferência Nacional de Educação (Conae) que tem com o tema: “Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. “É possível estabelecer um novo tempo, decidir prioridades do que cada um deve fazer. Respeitar o compromisso firmado com o nosso futuro. Nosso intuito é colocar a educação no caminho da excelência”,destacou o secretário municipal de Educação, João Marinho.

A conferência termina amanhã, dia (31), com a participação da presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Edna Maria Lopes, que expõe os temas: Formação e valorização dos Profissionais em Educação; financiamento da Educação e Controle Social; Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão Diversidade e Igualdade. Após as propostas deliberadas coletivamente, haverá eleição dos delegados por segmento para a Conferência Estadual de Educação.

Entendimento

Pela manhã, em reunião, na Câmara de Vereadores, Toninho Lins e o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Daniel Lima, esclareceram a uma comissão formada por 27 barraqueiros, a notificação enviada pelo Ministério Público, que comunicou irregularidade na ocupação das barracas, no Centro. No documento foi comunicado a retirada dos comerciantes, no prazo até o dia 20 de agosto, pois o local ocupado atrapalha o fluxo de pedestres e dificulta o trânsito. Na oportunidade, Toninho Lins, propôs aos comerciantes que formem uma associação, no intuito de reivindicar as demandas da categoria e garantiu apoio jurídico.

“A conversar com o prefeito nos tranquilizou. Sairemos antes mesmo do prazo determinado, como ficou acordado na reunião. As reivindicações de melhor infraestrutura, iluminação e um vigia serão passadas para o secretário”, explicou o representante dos barraqueiros, Jadson Félix. De acordo com Daniel Lima, os comerciantes ficarão no espaço conhecido como mulambeiro, local provisório, até a definição de espaço fixo. O secretário sugeriu um sorteio entre os barraqueiros para organizar o local de cada barraca na nova área cedida pela prefeitura.