Categorias: Economia

Japão tem maior índice de desemprego em seis anos

O aumento do desemprego, pelo quinto mês consecutivo, é superior às previsões dos analistas.

A taxa de desemprego no Japão subiu de 5,2% em maio para 5,4% em junho, é o nível mais alto desde junho de 2003, informou nesta sexta-feira [noite de quinta-feira no Brasil] o ministério de Assuntos Internos.

O aumento do desemprego, pelo quinto mês consecutivo, é superior às previsões dos analistas, que esperavam 5,3%, segundo pesquisa do Dow Jones Newswires.

Em junho, o Japão tinha 3,48 milhões de desempregados, o que representa um aumento espetacular de 31,3% em um ano, para uma população ativa de 66,48 milhões de indivíduos, destacou o ministério.

Também em junho, houve no Japão 43 ofertas de trabalho para cada 100 pedidos, o nível mais baixo já registrado (44 ofertas em maio), revelaram os ministérios da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais.

Afetadas pela queda nas exportações devido à crise econômica mundial, as empresas japonesas demitiram em massa nos últimos meses.

EUA

Nos Estados Unidos, o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego cresceu em 25 mil na semana encerrada no último dia 25, totalizando 584 mil solicitações iniciais do benefício. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho.

O dado referente à semana imediatamente anterior ficou em 559 mil pedidos iniciais na semana imediatamente anterior, após revisão –a leitura inicial mostrava um total de 554 mil pedidos.

A média quadrissemanal, que atenua as volatilidades das leituras semanais, ficou em 559 mil, uma redução de 8.250 em relação à media imediatamente anterior, 567.250 (dado revisado).