Em reunião foi debatido o turismo no município.
Uma reunião no início desta semana debateu sobre as potencialidades turísticas existentes no município de Jequiá da Praia, litoral sul de Alagoas. O encontro “provocado” pelo prefeito do município, Marcelo Beltrão (PTB), reuniu representantes de órgãos estaduais e federais.
Estiveram presentes da prefeitura de Jequiá da Praia, Instituto de Meio Ambiente (IMA), ICMBIO/Resex, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP-AL), Resex Jequiá, AECID/ IABS, Incra- AL, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e Sebrae.
Na oportunidade, os representantes puderam assistir a uma apresentação sobre o município de Jequiá da praia, suas potencialidades, riquezas e sobre o extrativismo local. Sendo este último, o tema mais debatido durante toda a reunião por ter grande importância para os munícipes.
De acordo com Lúcia Miranda, da Resex de Jequiá, o extrativismo vem sendo usado de maneira que está prejudicando o meio ambiente e contribuindo para que a pesca predatória aumente nos rios e lagoas da região. “É preciso mostrar aos pescadores da região que devemos preservar nosso ecossistema para que o ganha pão de suas famílias – que são retirados das lagoas e rios – sejam bem cuidados”, explica.
Já o prefeito disse que com uma fiscalização constante nas áreas de mangues e lagoas é possível combater qualquer tipo de pesca predatória. Segundo Beltrão, é preciso montar um grupo de trabalho para fazer da Resex de Jequiá um produto de grande marca no mercado.
“Eu preciso de parceiros para trabalhar em prol dos extrativistas de Jequiá da Praia. Nossa meta é alavancar o PIB do município com o extrativismo e nossas riquezas locais. Para isso, temos que montar um grupo de trabalho e unir parcerias para trabalhar”, ressalta.
Diante das conversas entre os órgãos e prefeitura o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, informou que “é necessário fazer – de imediato – um Plano de Desenvolvimento de Extrativismo da Lagoa para saber as necessidades da região. Entretanto, os órgãos competentes devem intervir para que não ocorra a degradação do lugar”.
O superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, garantiu que o órgão vai disponibilizar um especialista para montar um plano de desenvolvimento para o município e ajudar os pescadores através de oficinas ambientais.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL) também vai contribuir para ajudar os extrativistas. O superintendente regional em Alagoas, Gilberto Coutinho, disse que “a parceria que com o município tem sido muito importante para ajudar o povo de Jequiá”.
Em acordo entre os representantes, uma nova reunião ficou marcada para o dia 13 de Agosto, a partir das 9 horas, na sede do governo municipal de Jequiá da Praia, no Centro da cidade, para traçar metas do Plano de Desenvolvimento Extrativista.