Categorias: Interior

União dos Palmares doa terreno para Uneal

No local será construído o campus da Uneal.

Agência Alagoas

Dirigentes da Uneal com o prefeito de União, Areski Freitas

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, oficializou, nesta sexta-feira, 31, a doação de terreno para a construção da sede própria do campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) no município. A solenidade de assinatura da escritura pública do terreno foi realizada no Cartório de Imóveis da cidade.

A cerimônia contou com a presença da reitora da Uneal, Laudirege Fernandes; do diretor do Campus de União dos Palmares, Jairo José Campos, e do secretário municipal de Comunicação, Tony Lima, além de educadores, alunos e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.

No último dia 15 de maio, o prefeito havia assinado a doação de um terreno com área de 6 mil metros quadrados, localizado às margens da rodovia BR-104, para a construção da sede própria do Campus da Uneal, que atua desde o ano de 1998 no município de União dos Palmares.

Decreto

A cessão do imóvel foi amparada pelo Decreto Municipal Nº. 07/2009, de 8 de abril de 2009. Segundo o artigo terceiro do Decreto, a Uneal tem o prazo de dois anos para providenciar a construção da sede do campus.

Na solenidade ocorrida nesta sexta-feira, a reitora Laudirege Fernandes fez questão de destacar o apoio que a instituição vem recebendo do prefeito Areski Freitas e da Câmara de Vereadores de União dos Palmares.

O diretor do Campus da Uneal em União, professor Jairo José Campos, voltou a salientar a importância da construção de um prédio próprio, como forma de garantir melhores condições de trabalho para professores e funcionários, além de assegurar maiores condições para o aprendizado dos alunos.

O educador também revelou que a reitora está mantendo contatos com o governador Teotonio Vilela Filho, a fim de conseguir verba para o início das obras.

Por outro lado, a reitora também deve ir a Brasília, nos próximos dias, com um grupo de professores, com o objetivo de manter contatos com os representantes da bancada alagoana, como forma de assegurar emendas ao Orçamento da União, e, com isso, garantir recursos para a construção da sede própria do campus da Uneal em União dos Palmares.

Atualmente, o Campus funciona, provisoriamente, no Colégio Cenecista Santa Maria Madalena, e a universidade paga R$ 4.500,00 por mês de aluguel, além de despesas com a manutenção do prédio.

A Uneal oferta os cursos de Letras e Geografia, e mantém cursos de pós-graduação para 250 alunos de municípios localizados na Zona da Mata alagoana, além de um pólo do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP), com a qualificação de 210 educadores da rede pública em toda a região.