Categorias: Interior

IBGE promove reunião em Rio Largo

Trabalho do censo terá parceria da prefeitura local.

Ascom/Rio Largo

Prefeito Toninho Lins prometeu apoio da prefeitura na realização do trabalho

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveram uma reunião, nesta sexta-feira (31), na Câmara de Vereadores, com o propósito de formar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, onde discutiram o planejamento de preparação da Base Territorial de Rio Largo. Integram a comissão, representantes de entidades governamentais e não-governamentais, que terá função estratégica visando o Censo Demográfico 2010. Na primeira etapa, a comissão atualizará a Base Territorial e, posteriormente, divulgar, coletar e acompanhar pesquisas.

Outro momento envolve os trabalhos de remapeamento da cidade, em que serão corrigidas eventuais inconsistências e esclarecimentos de dúvidas quanto à legislação, o perímetro urbano e a localização de bairros e vilas. Os dados obtidos auxiliarão o IBGE na elaboração do censo. O instituto contratará, temporariamente, por meio de concurso, oito supervisores e 64 recenseadores que realizarão o trabalho na região.

Durante a reunião foi apresentado um vídeo que detalhou o planejamento da mobilização, que envolve contratações, comunicação, transporte, tecnologia, apoio das comunidades, empresas e sociedade. De acordo com dados apresentados pelo IBGE, de julho do ano passado a estimativa da população no município é de 67.359 pessoas. Um dos assuntos questionados pelos participantes foi revisão dos limites territoriais delimitados pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

O prefeito Toninho Lins (PSB) garantiu que o município estará engajado no trabalho do IBGE, para que os dados reflitam uma realidade justa. “Estamos com o número de habitantes defasado, o município sofre com a queda no Fundo de Participação dos Municípios e perde também na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Os dados precisam ser revistos, para que possamos planejar melhor as ações e as políticas públicas, em benefício do povo riolarguense”, salientou.

O coordenador das Comissões Municipais de Geografia e Estatística, Igor Pablo Neiva, informou que o próximo encontro está previsto para setembro.