Deputado federal não sabia o que era precatório.
Desde que o Custe o Que Custar (CQC), da Rede Bandeirantes de Televisão, foi criado, o programa tem sido passarela para as mais diversas polêmicas e “sarros” com autoridades, intelectuais, artistas e políticos. Em uma de suas edições, o alvo das gozações do repórter Danilo Gentili – que foi agredido por seguranças de José Sarney – foi o deputado federal por Alagoas Antônio Carlos Chamariz (PTB).
Numa época em que a Câmara Federal discute o que fazer com os precatórios (indenizações que os governos devem pagar aos cidadãos), Chamariz virou motivo de piada por – como insinua o programa – não saber o que significa precatório. A entrevista foi ao ar no quadro “Teste de Qualidade”, onde os políticos são sabatinados sobre os últimos acontecimentos, alguns deles em destaque na mídia.
O repórter Danilo Gentili se aproxima de Chamariz e indaga: “o que é precatório”. Chamariz rebate: “como é?”. Logo, em seguida Danilo Gentili repete a pergunta. O deputado alagoano devolve a moeda: “o que é precatório? Você não sabe não?”. Gentili não perde a deixa para a piada: “Eu estudei antes de vir para cá”.
“Então foi!”, responde o deputado federal alagoano, mas continua sem explicar o que significa precatório. Danilo Gentili é obrigado a quebrar os segundos de silêncio perguntando novamente: “quer que eu te fale o que é?”. Antônio Carlos Chamariz diz que o repórter pode falar. “É a dívida que o governo tem com o cidadão”, explica o jornalista da Rede Bandeirantes.
“Isso. Tranquilo”, diz o deputado federal. Danilo Gentili finaliza o diálogo afirmando que o deputado federal “ficou devendo” a explicação. Constrangido, Antônio Carlos Chamariz aperta a mão do repórter e finaliza: “paz”.