Categorias: Maceió

Agente Ceal visita comunidades

Serão realizadas 80 mil visitas a 40 comunidades.

Na próxima segunda-feira, 10, a Companhia Energética de Alagoas – CEAL começará a fazer as visitas nas comunidades atendidas pelo Projeto Agente Ceal, iniciado em julho deste ano. De casa em casa, o agente ceal vai analisar a situação das geladeiras e das lâmpadas dos consumidores enquadrados como de baixo poder aquisitivo, além de repassar informações sobre o combate ao desperdício de energia.

Os agentes selecionados pela CEAL são moradores das próprias comunidades. “Essas pessoas serão a personificação da CEAL nos bairros e municípios. Elas vão representar a Companhia e estão capacitadas e treinadas para apresentar o Projeto”, explicou o coordenador do Programa de Eficiência Energética (PEE), Almir Pereira. Segundo ele, serão realizadas 80 mil visitas em 40 comunidades carentes de Maceió e nos municípios da região metropolitana.

O Projeto Agente CEAL nas comunidades faz parte das ações do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e tem a meta de trocar 6.500 geladeiras e 100 mil lâmpadas em um período de um ano e meio, segundo critérios previamente estabelecidos. Para receber o benefício, o cliente deverá estar em dia com a Companhia, não poderá ter ligação clandestina, o CPF deve estar válido, além de outros critérios.

Entre os bairrros visitados estão Trapiche, Vila Saem, Santo Amaro, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes. A escolha dos bairros foi feita com base no Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e de acordo com o consumo de energia de cada localidade. “Onde se consome mais energia nós queremos reduzir através do projeto”. Com isso, a CEAL irá colaborar com outras ações de sustentabilidade nas dimensões social e ambiental.

Ele ainda reforçou que a CEAL está preocupada em fazer com que os consumidores utilizem bem a energia e gastem o que podem pagar. Com a utilização de uma geladeira e lâmpadas eficientes o consumo de energia pode reduzir até 80%. “A geladeira é a principal vilã do alto consumo de energia, por isso estamos priorizando a troca desses aparelhos, inicialmente”.

A primeira fase do Agente Ceal nas Comunidades deverá ser encerrada no final de 2010. Depois disso, será iniciada uma nova etapa em que outros municípios do estado e mais bairros de Maceió serão atendidos.

DESCARTE – De acordo com Almir, as geladeiras velhas serão recolhidas pela CEAL e todo o material, a exemplo de plástico, borracha e ferro, será vendido e revertido em recursos a serem aplicados nas próprias comunidades. “O que puder ser vendido iremos vender e recolher mais dinheiro para investir em ações de geração de emprego e renda para os moradores atendidos pelo projeto”.

Para que o projeto seja desenvolvido foi necessário o engajamento de vários setores da Companhia. "O trabalho de integração que está havendo entre as diversas áreas da CEAL, como Responsabilidade Social, Assessoria Jurídica e, principalmente, a Comercial, tem contribuído significativamente para o sucesso do projeto", ressaltou Almir.