Encontro regional acontece de 12 a 14 de agosto.
Maceió vai sediar na semana que vem a terceira edição do Encontro Regional de Incubadoras de Empresas do Nordeste (3º Erine). O evento, programado de 12 a 14 de agosto, no auditório da Casa da Indústria (Sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA), vai reunir micro e pequenos empreendedores dos nove estados da região, além de especialistas nas áreas de gestão, inovação, fomento e exportação. Nos últimos dois anos, o Erine foi organizado nos estados de Bahia e Pernambuco.
O principal objetivo do Erine é apontar caminhos para o avanço dos micro e pequenos negócios nordestinos. Este ano, o tema do encontro é “Superando Assimetrias Regionais com Empreendedorismo Inovador”, abordagem bem oportuna, considerando o cenário de crise mundial, segundo João Geraldo de Oliveira Lima, coordenador da Incubadora Empresarial Tecnológica (IET) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), uma das entidades envolvidas na organização do evento. “A saída para superar a crise é a inovação. Por isso nossa pauta está repleta de discussões sobre estratégias de sedimentação da cultura dos negócios inovadores, considerados cruciais para promover o alinhamento da região com o restante do País”, afirma.
Lima, que também é presidente da Rede Alagoana de Incubadoras, conta que também serão discutidas as políticas públicas regionais com foco no desenvolvimento econômico, como a implantação de leis estaduais de inovação, a criação e consolidação das agências de fomento e o papel das fundações de apoio à pesquisa científica. “Em época de crise, abordar a suvenção econômica de apoio direto aos empreendedores é obrigação do nosso movimento. Teremos ainda a oportunidade de conhecer melhor as ações voltadas para incubação de negócios de alto potencial de crescimento, particularmente sobre o estado de arte na gestão de incubadoras e modelos de acompanhamento de propostas de negócios”, diz.
No dia 12, a programação prevê cerimônia de abertura e coquetel de boas-vindas para os participantes. O primeiro dia de atividades propriamente dito tem como ponto alto a realização de uma mesa-redonda, às 10h20, sobre “Agências de Fomento – Parceiras das Incubadoras, Parques e da Inovação”, que contará com a presença de Marden Soares, presidente da Agência de Fomento de Alagoas (AFAL), de Luiz Alberto Bastos Petitinga, da presidente da Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) e de Nelson Tavares, presidente da Agência de fomento do Rio Grande do Norte (AGN).
Em seguida, às 11h, está programa da uma palestra sobre “Fomento de Negócios Inovadores – o Programa Prime”, dada pela professora paraibana Francilene Procópio Garcia, que visa esclarecer sobre os critérios e requisitos do programa Primeira Empresa Inovadora, da Financiadora de estudos e Projetos (FINEP) que desembolsa a fundo perdido R$ 150 mil em recursos para pequenos negócios inovadores de todo país.
Na manhã de sexta-feira, a partir das 8h, edso Fermann e Maria de Lourdes da Silva, ambos representantes do SEBRAE Nacional discutirão os “Mecanismos de Apoio às Incubadoras e aos Empreendimentos”. Às 10h20, estão previstas as palestras sobre as “Ações de Internacionalização de Empresas: O Papel da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC)” e em seguida, outra sobre o “Papel das Universidades na Superação de Desigualdades Regionais.