Categorias: Interior

Rio Largo debate a assistência social

Conferência é marcada pela discussão de temas variados.

Fotos: Paulo Nicácio/Ascom/PMRL

Evento reuniu cerca de 500 participantes

Foi realizada, nesta sexta-feira, 7, no América Esporte Clube de Rio Largo a VI Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS” o evento reuniu profissionais, técnicos e gestores da área, além da sociedade civil organizada.

Após a composição da mesa foi executada a leitura do Decreto de Convocação pela secretária municipal da Assistência Social Dione Moura e aberta oficialmente a conferência que contou com cerca de 500 participantes, incluindo os usuários do Suas. O evento foi presidido pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Edmilson Marinho.

A programação teve seqüência com a leitura do Regimento Interno e a palestra da conferencista convidada Arabella Mendonça – que atualmente exerce a função de superintendente da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades). A conferencista falou sobre o Suas: um modelo de gestão descentralizado e participativo, que se constitui na regulação e organização em todo território nacional dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais. Além da sua importância para a definição e a organização dos elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política pública de assistência social.

Durante a conferência foi feita uma explanação sobre os programas e ações desenvolvidas pela nova administração de janeiro a agosto deste ano. A exemplo da criação do Bolsa Família Municipal; do programa “Construindo o caminho Solidário” – que distribui alimentos a população carente e o incentivo cultural a melhor idade. “Os primeiros passos já estão sendo dados. Daqui sairemos com um norteamento para dirigirmos com maior direcionamento toda rede de proteção social básica que inclui o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), O Programa de Atenção Integral à Família (Paif), o Programa Bolsa Família (PBF) e o Projovem”, explicou a secretária.

A VI Conferência Municipal é uma instância máxima de participação da sociedade civil e governo com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Suas. Na ocasião foram eleitos os delegados para elaboração de estratégias para o fortalecimento da participação popular.

Estiveram também presentes ao evento, o prefeito de Rio Largo Toninho Lins, a vice-prefeita Maria de Fátima o presidente da Câmara Municipal de Rio Largo, Lula Leão, o vereador Cícero Inácio, o conselheiro José Gerônimo, o presidente do Conselho de Assistência Social Telmo Vasconcelos, o comandante do 8º Batalhão tenente-coronel Neilton Vasconcelos, secretários municipais, lideranças políticas, religiosas e de outros segmentos da sociedade.