Projeto de autoria do vereador Daniel Rocha já foi sancionado.
Na última sexta-feira (7), o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), sancionou o Projeto de Lei de autoria do vereador Daniel Rocha (PTB), que previa a isenção de taxas de inscrição nos concursos públicos da administração municipal aos doadores de sangue.
A nova lei, que a partir de agora entra em vigor, está valendo em todo o município arapiraquense e dá direito a isenção para todos os candidatos que comprovarem que doaram sangue pelo menos três vezes num período de doze meses. Satisfeito com a decisão do prefeito Luciano Barbosa, o vereador Daniel Rocha disse que ainda pretende estender o benefício para os desempregados e as pessoas de baixa renda.
Outra arapiraquense que recebeu bem a notícia foi a gerente do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar), a assistente social Márcia Rocha. Segundo ela, o volume de doações deverá aumentar em torno de 30%. “Essa lei fará com que as pessoas comecem a despertar para a importância da solidariedade, pois uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A isenção das taxas nos concursos públicos será um ótimo estímulo para que muita gente passe a doar sangue com maior periodicidade e ver que o gesto é algo muito simples, porém, muito importante”, disse a gerente.
De acordo com o vereador Daniel Rocha, a medida irá estimular a doação de sangue no município e, conseqüentemente, contribuir na salvação de vidas. Ainda segundo ele, muitas pessoas deixam de doar sangue, tanto pela falta de informação ou pela falta de campanhas que estimulem a doação. “Esta lei fará com que os estoques nos bancos de sangue aumentem cada vez mais, de forma que ninguém venha a perder a vida por falta de sangue em Arapiraca”, disse o vereador.