Time apenas empatou com América de Natal.
Apesar de mostrar poder de reação duas vezes na partida e evitar a derrota no Estádio Machadão, em Natal, o Vasco lamenta a chance despediçada de voltar à liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao empatar por 2 a 2 com o América-RN na noite desta terça-feira, a equipe carioca vê chegar ao fim a sua arrancada na competição e deixa de assumir novamente a ponta da tabela, permanecendo atrás do Atlético-GO.
Desta forma, com a igualdade entre os goianos e o Ipatinga pelo mesmo placar, no Serra Dourada, os dois primeiros colocados mantém a mesma pontuação (33), com vantagem para o Atlético-GO nos critérios de desempate. Assim, o time vascaíno joga fora a chance de assumir a ponta pela segunda vez no torneio, após 17 rodadas disputadas.
Enquanto o Vasco segue lutando na parte de cima da tabela e dá sinais de que deve voltar à elite nacional em 2010, o América-RN permanece na parte do meio da tabela. Depois de ficar duas vezes em vantagem, ceder o empate (seu primeiro no torneio) e desperdiçar muitas chances de gol, o time potiguar vai aos 22 pontos.
A boa fase do Vasco, que vinha de três vitórias consecutivas, foi desafiada logo nos primeiros momentos de bola rolando no Machadão, com o início arrasador do América-RN. Com mais posse de bola, a equipe da casa contou com um chute forte de Somália de fora da área e contou com a colaboração do goleiro Fernando Prass para abrir o placar do duelo. Em seguida, o arqueiro cruzmaltino se redimiu ao sair nos pés de Lúcio e evitar novo golpe dos mandantes.
Com o passar do tempo, a formação de São Januário foi se encontrando em campo e passou a equilibrar o duelo. Sempre contando com a colaboração de Carlos Alberto, vaiado pela torcida potiguar durante toda a partida, a equipe passou a frequentar mais o campo adversário e quase chegou ao empate em uma cabeçada de Nilton, defendida por Weverton. Porém, aos 34min, Elton recebeu entre os zagueiros, girou e bateu cruzado com a perna esquerda para igualar o confronto.
Antes do fim da primeira etapa, as duas equipes ainda tiveram boas chances, mas o placar só voltou a ser movimentado aos 6min após o reinício. Acionado pela direita, Lúcio foi mais veloz que a zaga vascaína e tocou por baixo de Fernando Prass para recolocar os mandantes em vantagem. Assim como ocorreu no primeiro tempo, os cariocas melhoraram após ficar novamente atrás no placar e voltaram a criar chances. Em uma delas, aos 8min, Elton bateu cruzado, o goleiro deu rebote e Ramon bateu por cima da meta do América-RN.
De tanto insistir, os visitantes voltaram a colocar a igualdade no marcador aos 26min. No primeiro lance, Weverton conseguiu salvar em cabeçada do ataque, mas em seguida, Adriano pegou a sobra e estufou as redes para delírio dos vascaínos que estavam no estádio. Antes do fim, a formação carioca pressionou, mas ficou perto de sofrer o terceiro aos 47min,
quando Fábio Neves desceu pelo lado esquerdo e exigiu boa defesa de Fernando Prass, que garantiu um ponto ao time do Rio de Janeiro.