Lucimary Alves da Silva, foi detida nesta quarta-feira, 12, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acusada de recolher cartões de recebimento de programas sociais: Bolsa Família e Previdência Social.
A proprietária de um mercadinho em União dos Palmares, Lucimary Alves da Silva, foi detida nesta quarta-feira, 12, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acusada de recolher cartões de recebimento de programas sociais, a exemplo do Bolsa Família e Previdência Social, como garantia do pagamento de dívidas no seu estabelecimento.
Os agentes chegaram à acusada através de denúncia anônima encaminhada à PRF. Com Lucimary a polícia encontrou dez cartões de benefício de terceiros. “A acusada confirmou que os cartões eram retidos como garantia de que receberia o valor referente às compras feitas pelos titulares em seu estabelecimento comercial. Ela mesma fazia os saques mês a mês”, disse a PRF no material enviado pelo núcleo de comunicação.
Ainda segundo a denúncia, há casos de idosos, ou pessoas com a saúde debilitada que tiveram seus cartões retidos há cerca de seis anos. A ideia era obrigar os beneficiários a comprar apenas no seu estabelecimento, localizado no Conjunto Sagrada Família, bairro Mutirão.
O caso foi encaminhado à Delegacia Regional de União dos Palmares e a acusada foi enquadrada no Artigo 102, Lei 10741/2003 do Estatuto do Idoso que versa sobre apropriação ou desvio de bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso.
Segundo o estatuto a pena para estes casos vai de 1 a 4 anos de reclusão e pagamento de multa.
A reportagem tentou contato com a Delegacia de União dos Palmares, mas não obteve êxito.