Esta é a primeira medida contra faltosos.
A Secretaria Municipal de Finanças (SMF) fechou, nesta segunda-feira (17), a folha de pagamento do mês de agosto sem os nomes de 1.078 servidores do município. A exclusão da folha é a primeira medida contra os funcionários que não atenderam ao recadastramento convocado pela Prefeitura de Maceió e realizado pelo Banco do Brasil.
O índice de faltosos que ficam sem salário esse mês corresponde a 6,87% do total de servidores efetivos do município. Para voltar a receber os salários, o funcionário deve agora ingressar com um processo administrativo na Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) e no Instituto de Previdência de Maceió (Iprev).
O local para entrar com o processo depende do vínculo do servidor com a administração municipal. Caso seja funcionário da ativa, ele deve ingressar com a documentação na Semarhp. Mas, se for aposentado ou pensionista, o processo deve ser protocolado no Iprev.
No processo administrativo devem constar os mesmos documentos que foram exigidos durante o recadastramento feito pelo Banco do Brasil.
A prova de vida também deverá ser comprovada. Caso o servidor não possa ir até o local ele pode solicitar a visita de um funcionário da Prefeitura na sua residência para fazer a prova de vida.
O funcionário só volta a receber o salário quando o processo administrativo for analisado. Quem não receber o salário em agosto, por exemplo, só deve voltar a receber os valores em setembro, caso o processo seja concluído antes do fechamento da próxima folha de pagamento.