Categorias: Saúde

Retomada de cirurgias eletivas é discutida

Sesau e MPF praticiparam da reunião.

Assessoria

Assessoria

O secretário da Saúde, Herbert Motta, participou nesta quarta-feira (19) de reunião no Ministério Público Federal, para discutir a regularização das cirurgias eletivas de Maceió no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro promovido pelo procurador da República, Rodrigo Tenório, contou com a participação da promotora de Justiça, Micheline Tenório, do secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, além de técnicos estaduais e municipais.

No encontro ficou definido que a primeira medida a ser adotada será a finalização do processo de contratualização com os hospitais públicos e filantrópicos. Durante a reunião, eles apontaram avanços nas unidades hospitalares que já tiveram serviços contratados, a exemplo dos hospitais Sanatório, do Açúcar e Universitário. Na avaliação dos gestores essas unidades de saúde já apresentam aumento no número de procedimentos realizados nos últimos meses.

Segundo Motta, a próxima unidade a assinar a contratualização será a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, aumentando a oferta de serviços prestados aos usuários do SUS. “No encontro ficou definido que até o final do mês a secretaria municipal de Maceió colocará à disposição um ambulatório de acolhimento, destinado aos usuários que estão na fila de cirurgia. No local, os pacientes serão atendidos e receberão todo acompanhamento até a liberação para a intervenção cirúrgica”, explicou o secretário.

O procurador da República, Rodrigo Tenório, orientou os secretários sobre as medidas que deverão ser adotadas em relação aos hospitais que se negarem a fazer as cirurgias. Tenório afirmou que as unidades hospitalares terão que prestar o serviço, ou do contrário, poderão sofrer algumas penalidades.