A ação faz parte do programa “Música é Saúde” .
A rotina de pacientes e funcionários do Hospital Escola Portugal Ramalho ganhou um tom especial na manhã desta quinta-feira. O programa “Música é Saúde” da Polícia Militar de Alagoas levou descontração e, ao mesmo tempo, serviu como terapia no tratamento dos 160 internos por doenças mentais e dependência química.
Cícera dos Santos está há oito dias internada por problemas psicológicos e resumiu a sensação de ouvir o concerto em uma só frase: “Achei muito bonito”. O paciente Joaquim Tenório, que é dependente do álcool, também não escondeu a satisfação em sentir de perto a vibração positiva proporcionada pela música. “Isto toca o coração da gente”, frisou.
Para o coordenador do setor de recreação do Hospital Portugal Ramalho, psicólogo João Neto, a música age como uma terapia e ajuda no tratamento dos pacientes. “Percebemos que a seleção de alguns ritmos faz com que os pacientes demonstrem uma certa interação dentro do grupo, o que é essencial para o convívio na sociedade”, explica o psicólogo. Segundo ele, a música é usada diariamente como forma de acalmar os internos.
A diretora do hospital, Rosimeire Rodrigues, enfatiza que a apresentação dos músicos da PM trouxe um momento de alegria para todos que fazem parte do Portugal Ramalho. “Sempre contamos com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, seja no carnaval, com o bloco Maluco Beleza, ou em outros eventos promovidos por nós no decorrer do ano”.
A apresentação fez parte das comemorações da Semana do Soldado na Polícia Militar de Alagoas. Nesta sexta-feira, a programação segue com a participação de 80 PMs numa caminhada que terá saída às 7h do Quartel da PM e vai até a praia de Pajuçara.