Categorias: Política

Representação contra Cícero Ferro foi encaminhada à Comissão de Ética

O deputado Alberto Sextafeira ressaltou que até a próxima semana a Comissão será devidamente instalada e o processo terá andamento, mesmo sem a formulação do Código de Ética.

O líder do governo na ALE, deputado Alberto Sextafeira (PSB), afirmou que os parlamentares já encaminharam a representação contra o deputado Cícero Ferro (PMN) à Comissão de Ética da Casa, que ainda está em fase de instalação. Sextafeira ressaltou que até a próxima semana a Comissão será devidamente instalada e o processo terá andamento, mesmo sem a formulação do Código de Ética.

A motivação central da representação, conforme a própria ALE, reside no fato de o parlamentar, ao retomar o exercício de seu mandato, ter feito pronunciamentos, na tribuna do plenário do Legislativo e nos meios de comunicação, com ataques e ofensas graves contra o Poder Judiciário do Estado.

Com isso o parlamento estadual pretende evitar o afastamento do deputado acusado de autoria intelectual do assassinato do vereador por Delmiro Gouveia, Fernando Aldo, enfraquecendo a decisão do desembargador Orlando Manso, visto que Manso teria desconsiderado o fato de os parlamentares terem sustado o processo penal contra Cícero Ferro, em março de 2008.

“Acredito que poderemos dar andamento ao processo mesmo sem o código de ética. Como esse é o primeiro processo da Comissão haverá celeridade no trâmite ”, afirmou. O deputado, que é membro da Comissão, preferiu não emitir opinião sobre o assunto para não ir de encontro ao trâmite.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB) também foi genérico ao comentar o fato. “O que cabia a Mesa Diretora já foi feito. Não quero emitir nenhum juízo de valor, depende da Comissão de Ética”, declarou.

Até que a Comissão se manifeste, o deputado Cícero Ferro deve permanecer no efetivo exercício do cargo.