Time perde a chance de disparar na ponta.
O cenário era propício para uma disparada do Vasco na liderança na Série B do Campeonato Brasileiro, mas o Ceará ignorou os prognósticos favoráveis aos cariocas com uma vitória por 2 a 0, nesta sexta-feira, no Maracanã, pela 21ª rodada do torneio. Além de se manter no G-4, a equipe visitante ainda ameaçou a condição de líder isolado do adversário.
Com a vitória, o Ceará saltou aos 37 pontos e se manteve na quarta colocação, agora ao lado do Guarani, mas com um jogo e uma vitória a menos que a equipe paulista. Já o Vasco parou nos 42 pontos e pode perder a ponta ainda nesta rodada caso o Atlético-GO, com 39, ganhe do Bragantino neste sábado.
Mesmo desfalcado de nomes como Carlos Alberto e Aloísio, o Vasco fez uma boa partida até sofrer os gols que definiram o jogo. Faltou, porém, o gol, e isso deixou a torcida cruzmaltina irritada – principalmente com Alan Kardec, revelação do clube que foi substituído no segundo tempo em meio às vaias.
Apostando nos contra-ataques, o Ceará segurou o ímpeto vascaíno e contou com a ajuda de outro "perseguido" da torcida cruzmaltina para vencer no Maracanã. Aos 17min do segundo tempo, Vilson falhou feio e Jorge Henrique roubou a bola e tocou para Wellington Amorim, que bateu na saída do goleiro.
Com o Vasco todo no campo de ataque, bastou a Ceará aproveitar-se de mais um contra-ataque e definir o confronto. Aos 39min, o time visitante avançou com cinco jogadores – diante de dois zagueiros rivais – e Mota aproveitou o passe da direita de Jorge Henrique para balançar a rede vascaína.
No próximo dia 5, o Vasco terá um confronto direto no Serra Dourada, às 16h10 (de Brasília), diante do Atlético-GO. Já o Ceará voltará a campo no mesmo dia e horário, diante do Bahia, no Castelão, com o intuito de se manter no G-4 da Série B.
Ficha técnica:
Gols
Vasco: –
Ceará: Wellington Amorim e Mota, aos 17min e aos 38min do 2º tempo
Polêmicas
– Vaias da torcida do Vasco a Alan Kardec, revelado pelo clube e que estava na Seleção Brasileira Sub-20, e Vilson, que falhou no gol de Wellington Amorim
Ponto Forte do Vasco
Marcação e posse de bola
Ponto Forte do Ceará
Aposta nos contra-ataques
Ponto Fraco do Vasco
Erros de passe no ataque
Ponto Fraco do Ceará
Não teve
Personagem do jogo
Jorge Henrique, do Ceará, que entrou no segundo tempo e deu duas assistências para gol
Destaque negativo do jogo
Falha de Vilson no gol do Ceará
Esquema Tático Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico (Philippe Coutinho) e Alex Teixeira; Alan Kardec (Rodrigo Pimpão) e Adriano (Robinho). Técnico: Dorival Júnior
Esquema Tático Ceará
4-4-2
Lopes; Boiadeiro, Anderson, Erivelton e Vidal (Jorge Henrique); João Marcos, Careca, Heleno e Geraldo (Esley); Mota e Wellington Amorim (Misael). Técnico: Paulo César Gusmão
Cartões Amarelos
Vasco: Souza, Philippe Coutinho e Adriano
Ceará: Anderson, Jorge Henrique, Careca e Heleno
Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)
Público
25.630 pagantes