Arrozeiros receberam 130 toneladas de sementes e usina irá receber a produção de arroz da próxima safra
Os arrozeiros da região do Baixo São Francisco começaram a receber 130 toneladas de sementes de arroz para garantir o plantio nos próximos meses e a safra de 2010. Em 2009, a produtividade do arroz por hectare foi superior até a média de outros estados, como Santa Catarina. Alguns produtores obtiveram 12 toneladas do grão por hectare.
O governador Teotonio Vilela esteve nesta segunda-feira (31), em Igreja Nova, para dar início à distribuição das sementes, onde falou que a Usina de Beneficiamento de Arroz instalada na cidade irá absorver toda a produção local. “Também será instalada uma nova unidade industrial para beneficiar o arroz”, afirmou o governador, quando estava ao lado do empresário Ivanilson Araújo, proprietário da usina.
Ele disse ainda que uma parte dos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) vai para a reestruturação dos bancos comunitários de sementes.
Um desses produtores de arroz é Carlos Lacerda Santos, de 49 anos de idade, dos quais pelo menos 40 foram dedicados ao trabalho na cultura do arroz. Em fevereiro deste ano, ele superou a média de produtividade da região. Enquanto os demais produtores conseguiram obter cerca de 8 toneladas do grão por cada hectare plantado, ele obteve 12 mil quilos por hectare.
Apenas no perímetro irrigado de Boacica, em Igreja Nova, estima-se que existem 506 lotes utilizados para o cultivo do arroz. A rizicultura é praticada também nos perímetros Marizeiro (Penedo), Itiúba (Porto Real do Colégio) e em Piaçabuçu, envolvendo uma média de 800 famílias de pequenos agricultores.
Outra atividade que tem se destacado na região do Baixo São Francisco é a piscicultura. De acordo com o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, em todo o Estado 168 barragens de grande e médio porte somam uma área de mais de 4 mil hectares alagados. Em todas essas barragens, é possível fazer um povoamento com 9.664.000 alevinos e a instalação de 26.800 tanques-rede. “Com esse povoamento de alevinos, é possível obter uma produção estimada em 36.464 toneladas de pescado ao ano”, disse o secretário.
Segundo Jorge Dantas, do Programa de Aceleração do Crescimento da Embrapa (PAC-Embrapa), R$ 500 mil serão destinados para o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua), em Porto Real do Colégio. “Iremos fortalecer a pesquisa e a extensão ligadas ao centro”, enfatizou o secretário.
O prefeito de Igreja Nova, Neiwton Silva, comentou as perdas dos produtores de peixe com o excesso de chuvas nos últimos meses. Em seguida, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, Antônio Nelson, garantiu a doação de alevinos aos produtores prejudicados.
Ele também destacou as ações de drenagem do complexo Boacica para dar continuidade à produção de arroz e finalizou, dirigindo-se ao governador Teotonio Vilela: “A Codevasf faz parte da grande Secretaria de Agricultura e eu me sinto como um secretário do governo do Estado de Alagoas”.