Uma das homenageadas, Enaura Quixabeira lança livro.
O Centro Universitário Cesmac completa 36 anos de existência amanhã, dia 9 de setembro. E para celebrar a data a instituição de ensino superior homenageia quatro alagoanos que contribuíram para o engrandecimento da cultura do Estado.
Um dos homenageados é a professora, escritora e imortal da Academia Alagoana de Letras, Enaura Quixabeira Rosa e Silva, que terá seu primeiro livro reeditado e lançado no dia 10 de setembro, às 19h30, na sede da Aliança Francesa de Maceió. Trata-se da obra Do traje ao ultraje que está sendo publicada numa versão bilíngüe, em português e francês, marcando a participação do Cesmac na comemoração do ano da França no Brasil.
O livro é a segunda edição revista e ilustrada da obra A alegoria da ruína, publicado há 14 anos pela autora e que se tornou referência nacional para os estudiosos da vida e legado do romancista mineiro Lúcio Cardoso. O texto conquistou o Prêmio Tércio Wanderley, da Academia Alagoana de Letras, no segmento crítica Literária, no ano de 1994.
Nele, Enaura Quixabeira faz uma análise da obra Crônica da casa assassinada – de autoria de Lúcio Cardoso. Ela mergulha sem medo nas profundezas nervosas da obra cardosiana que procura estetizar a decadência dos personagens da família Menezes, pertencentes à aristocracia cafeeira, e do conjunto social da região que serve de espaço no livro.
“A autora analisa, como muita agucidade, com extraordinária agilidade, os membros de uma família do sul de Minas que se degradam social, psicológica e moralmente, não tendo mais a sustentação da riqueza, mas que procuram pela aparência, disfarçar sua miséria”, afirmou na época o presidente da Academia Alagoana de Letras, Fernando Iório Rofrigues, na apresentação da primeira edição de A alegoria da ruína.
Enaura Quixabeira é doutora em Letras pela Université Stendhal Grenoble da França, professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente coordenadora do Núcleo de Programas de Pesquisas do Centro Universitário Cesmac. Ela também é autora dos livros Prazer mortal: lições de literatura brasileira (1997), Sonatas de outono para cordas doloridas (2004) e Lúcio Cardoso: paixão e morte na literatura brasileira (2004).
Salas de Música – Outro evento importante programado para comemorar o aniversário do Cesmac é a inauguração de duas salas exclusivas para o estudo de música que receberão os nomes de dois músicos compositores de Alagoas: Misael Domingues e Heckel Tavares. As novas instalações foram construídas com acabamento acústico adequado para o desenvolvimento de ensaios dos alunos do curso gratuito de música, mantido pela instituição desde 2007. Atualmente o curso conta com 50 participantes inscritos que estão desenvolvendo o aprendizado de viola, violino, violoncelo, trombone e trompete, sob a orientação dos músico professores Eliezer Casemiro e Nilton Souza.
A inauguração das salas será realizada no dia 11 de setembro, às 9h30, na Faculdade de Educação e Comunicação do Cesmac, localizada no antigo Colégio Guido. Na ocasião, será realizada uma homenagem à professora Venúzia de Barros Melo, criadora do primeiro conservatório de música de Alagoas.
“Decidimos homenagear a professora Venúsia por causa da sua ação desbravadora no ensino da arte e pela luta em prol da cultura alagoana. Durante anos ela manteve um conservatório de música, que formou gerações no Estado, sem contar com qualquer apoio de governos”, afirma a Edilma Bomfim, consultora do Núcleo de Projetos de Extensão do Cesmac.
A programação do evento prevê a execução de peças musicais de autoria de Misael Domingues e Heckel Tavares que contarão com as performances do pianista Ilbert Leafa e da cantora Claudinete Lima, regidos pelo maestro Nilton Soares. No final, três peças de autoria da professora Venúzia serão apresentadas, inclusive Flores de Primavera, uma das mais mais conhecidas do público alagoano, que contará também com o violão de Luiz Martins (regente do Coral Cesmac) e a voz de Eliezer Casemiro. Os alunos do curso de música do Cesmac também participarão da execução das peças.
Serviço:
Lançamento do livro Do traje ao ultraje
Dia: 10/09/09
Horário: 19h30
Local: Aliança Francesa de Maceió
Endereço: Av. Humberto Mendes, 240, Poço, Maceió.
Inauguração das salas Misael Domingues e Heckel Tavares
Dia: 11/09/09
Horário: 9h30
Local: Faculdade de Educação e Comunicação do Cesmac
Endereço: Rua Ângelo Neto, s/n, Farol.
Mais informações: 82 3215-5094