Diretor do Detran, desembargador aposentado Antônio Sapucaia, voltou a afirmar que vai descontar os dias parados – de 3 a 20 de agosto.
Filas enormes no primeiro dia de atendimento na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) após o fim da greve dos servidores, que durou 33 dias. Durante a greve, o órgão deixou de arrecadar cerca de R$ 140 mil por dia e acumulou mais de 50 mil processos.
Centenas de pessoas procuraram a sede do órgão, no Pontal da Barra, na manhã desta terça-feira, dia 8. No local, muita fila em todos os setores de atendimento. O grande volume de trabalho já era esperado pelos servidores, que na última sexta-feira realizaram apenas trabalhos internos para organizar a reabertura do atendimento.
O diretor do Detran, desembargador aposentado Antônio Sapucaia, voltou a afirmar que vai cortar os dias parados – de 3 a 20 de agosto – já descontados do salário dos servidores. Segundo ele, a decisão da diretoria é em caráter irrevogável. “Esse acordo de reposição não foi discutido nem com a direção do Detran, nem com o secretário Paulo Rubim, por este motivo não posso ser favorável”, explicou.
Sapucaia afirmou que há uma proposta – que foi encaminhada pela direção aos servidores – de reposição pelo período de 20 de agosto até o fim da greve, onde haveria uma ampliação do atendimento ao público. Na proposta apresentada, o novo horário de atendimento teria início amanhã e se estende até o dia 2 de outubro. “Os servidores deverão apresentar parecer no final da manhã de hoje”, destacou.
Questionado se teria ficado incomodado com a intervenção do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, na negociação para o fim da greve, o diretor do órgão afirmou que não e se disse honrado com a presença do secretário nas negociações. Sapucaia acrescentou que sempre foi favorável ao reajuste da categoria, uma vez que reconhece que os salários estão defasados e, por isso, teria encaminhado no começo do ano expediente sugerindo reajuste de 15% ao secretário de Gestão Pública, Guilherme Lima.
O diretor avaliou ainda que não houve prejuízos para o órgão durante os dias paralisados. Segundo ele, os R$ 140 mil/dia que deixaram de ser arrecadados durante a greve, voltarão a ser arrecadados com o retorno das atividades. “A greve causou um grande prejuízo para a população, mas no aspecto financeiro, o prejuízo não foi de grande monta”, completou.
O Detran informou, por meio da sua assessoria, que o usuário que deseja regularizar a situação de veículos apreendidos e que foram recolhidos ao setor de Depósito do órgão têm até a próxima sexta-feira, dia 11, para quitar o débito isento das diárias referentes ao período de greve – entre os dias 3 de agosto e 7 de setembro de 2009.
Segundo a coordenadora de Controle de Infrações do Detran, Ângela Oliveira, inicialmente o prazo para a regularização dos veículos não será prorrogado e, após o dia 11 o caso será apreciado pela direção da autarquia.