Deputados debateram assunto na ALE.
O deputado Judson Cabral (PT) usou a tribuna da Casa nesta terça-feira, 8, para se solidarizar com os representantes da Vila dos Pescadores, antiga Favela de Jaraguá. A prefeitura de Maceió pretende retirar os moradores do local, segundo o parlamentar, sem debater com a comunidade, que está dividida quanto a sua transferência do local. A maioria dos pescadores alega que o conjunto habitacional deve ser erguido no lugar onde vivem, uma vez que é lá onde ficam seus barcos e equipamentos de pesca.
O petista criticou ainda a “forma agressiva” com a qual o prefeito Cícero Almeida teria se referido ao grupo que resiste à saída da Vila. A retirada dos moradores do local faz parte do projeto de reurbanização da orla de Jaraguá. “Acima de tudo, a promessa da prefeitura, em gestões anteriores, era de erguer naquela localidade a própria vila, junto com a urbanização”, argumentou Cabral
Em aparte, o deputado Arthur Lira (PMN), que defende a transferência dos pescadores, informou que os mesmos vão morar a um quilômetro de distância de seus barcos e que, em momento algum, serão prejudicados. “Pelo contrário, irão para um lugar com melhores condições de vida”, disse ele, acrescentando que os barcos serão mantidos no local, onde haverá maior infraestrutura.