Time carioca matém a lidrança.
O jogo entre São Caetano e Vasco parecia caminhar para um monótono empate no ABC paulista. Porém, com gol salvador de Élton, a equipe carioca conseguiu vencer por 1 a 0 e assegurou sua manutenção na liderança da Série B. Já a equipe da casa perdeu a quinta colocação para a Portuguesa.
Na próxima rodada, o São Caetano enfrenta a Ponte Preta, sexta-feira, às 21h, em Campinas. Já o Vasco recebe, no sábado, às 16h10, o Guarani, no Maracanã.
O primeiro tempo foi bastante truncado. Tanto o São Caetano quanto o Vasco abusaram das faltas, raramente construindo jogadas ofensivas e, consequentemente chutando pouco a gol. As poucas oportunidades saíam em cobranças de falta e escanteio.
As duas melhores chances, no fim, foram do time carioca. Aos 40min, Carlos Alberto desviou falta de cabeça e Elton completou para a rede. Porém, o gol foi anulado corretamente porque os dois atletas estavam impedidos. Aos 46min, Ramon cruzou na cabeça de Carlos Alberto que, na pequena área, cabeceou para fora.
Na segunda etapa, os dois times se mostraram mais dispostas a jogar. Porém, nem o São Caetano fazia valer o fato de ser mandante para pressionar, nem o Vasco tinha sucesso ao aposta na qualidade individual de seus jogadores.
O time carioca ficou com um a mais a partir dos 18min, mas não soube aproveitar a superioridade numérica. O time errava muitos passes e perdia oportunidades de conseguir o gol. Aos 39min, porém, Elton recebeu de Ramon na grande área e marcou seu 12º tento na Série B, que o colocou na artilharia ao lado de Rafael Coelho (Figueirense) e Marcelo Nicácio (Fortaleza).
Ficha Técnica
Gol
Vasco da Gama: Élton, aos 39min do 2º tempo.
Lances polêmicos
O árbitro teve uma atuação bem irregular. Além de deixar de dar cartões quando necessário, o juiz exibiu o amarelo quando não deveria – caso de Enrico, aos 30min do 2º tempo, após disputa de bola com Eduardo Ramos. O árbitro também errou em lances de faltas e viu seus assistentes se equivocarem em impedimentos.
Ponto Forte do São Caetano
Ataques velozes com Vandinho, pela direita, e Éverton Ribeiro, pela esquerda
Ponto Fraco do São Caetano
Excesso de faltas
Pontos Fortes do Vasco da Gama
Jogadas pela esquerda com Ramon
Entrada de Adriano no segundo tempo deu velocidade ao time
Ponto Fraco do Vasco da Gama
Equipe não soube aproveitar superioridade numérica e chances com a bola parada
Personagem do jogo
Élton, autor do gol da vitória do Vasco
Esquema Tático São Caetano
4-4-2
Luiz; Patrício (Roger), Marcelo Batatais, Ânderson Marques e Everton Ribeiro; Adriano, Jairo, Xuxa e Eduardo Ramos; Vandinho (Douglas) e Washington; Técnico: Wellington Berto
Esquema Tático Vasco da Gama
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Alan e Carlos Alberto; Robinho (Adriano) e Élton; Técnico: Dorival Junior
Cartões Amarelos
São Caetano: Patrício, Ânderson Marques e Jairo
Vasco da Gama: Vilson, Gian, Enrico, Amaral, Nilton e Alan
Cartão Vermelho
São Caetano: Ânderson Marques
Árbitro
Márcio Chagas da Silva (RS)
Local
Anacleto Campanella (São Caetano do Sul-SP)