Alagoano é eleito presidente da Sociedade.
Em disputa bastante acirrada, o médico angiologista alagoano Guilherme Benjamin Pitta foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), durante o 38º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular que está sendo realizado no Centro Cultura e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
Com 295 votos contra 240 do concorrente, a vitória foi considerada histórica no meio, uma vez que representa uma quebra de paradigma, pois há muito tempo a entidade vem sendo conduzida por profissionais do eixo Sul/Sudeste. “Essa vitória representa acima de tudo uma renovação e uma oxigenação da Sociedade de Angiologia”, avalia Pitta.
O médico acrescenta que a SBACV nos últimos anos ficou muito centralizada e sem atuação adequada para os associados de todo o Brasil. “Não houve descentralizando das suas atividades, com dificuldades importantes na educação continuada dos associados, além da ausência de defesa profissional junto aos planos de saúde, seguros saúde e cooperativas e sem inovação de novas propostas”, completou o novo presidente.
Além da ideia de descentralizar a condução da instituição, Guilherme chega para presidir a SBACV apoiado em propostas como educação continuada e inovação em suas atividades políticas, educativas, sociais e culturais.
“Devemos voltar às revistas da área de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular online. Retornaremos também a realização das diretrizes da nossa especialidade, pois a AMB está reconhecendo todas estas diretrizes como oficiais, servindo de referência para a criação de áreas de atuação pela AMB e sendo adotada pela ANS como reguladora da liberação de procedimentos”, ressalta o médico.
Ainda de acordo com o novo presidente, serão criadas um setor jurídico de defesa dos associados diante dos planos de saúde, seguros saúde e cooperativas. “É impossível o colega está neste embate direto para a liberação e autorização de procedimentos, sem falarmos na defesa de processos disciplinares, éticos e civis”, justifica.
Outra proposta de renovação diz respeito à reformulação do Concurso de Especialista, realizando um estudo prévio onde envolva todos os setores da SBACV.
“Inovaremos com Ensino à Distância e Webconferências para todo o Brasil, o diretor científico de nossa chapa, professor Luiz Poli (SP) da USP, tem toda a metodologia adequada para esta proposta junto ao Ricardo Costa Val (MG)”, acrecenta o novo presidente.
A vice-presidenta na chapa de Benjamin é a médica Solange Evangelista, de Minas Gerais, tem como uma de suas prioridades o retorno dos fóruns de especialidades. “Traremo a nossa sociedade a discussão de todos os assuntos que forem importante no Brasil”, diz Benjamin.
O Congresso de Angiologia e Cirurgia Vascular ocorre desde o dia 21 e se encerrará no dia 25, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, com os maiores expoentes da área. A SBACV tem 2. 700 associados espalhados por todo o País.