Categorias: Interior

Governo e produtores abrem Expobatalha

Dantas destaca aplicação de recursos para estruturar a cadeia produtiva.

Agência Alagoas

Exposição promete maior número de negócios do que em 2008

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), a Prefeitura Municipal de Batalha, e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) fizeram a abertura oficial da 32ª edição da Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira (Expobatalha), na tarde desta quarta-feira (23), no Parque Mair Amaral, na cidade de Batalha.

Em tom de ânimo por essa ser a primeira Expobatalha após a classificação de Alagoas para zona de médio risco da aftosa, o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, destacou os recursos que já estão garantidos para estruturar a cadeia produtiva do leite. “Temos quase R$ 5 milhões para investimento a curto prazo. Já abrimos processo para a aquisição dos tanques de resfriamento e vamos devolver o brilho a essa atividade na região”, enfatizou o secretário.

Para o prefeito de Batalha, Paulo Dantas, a atividade está passando por uma retomada do crescimento. Segundo ele, a Expobatalha incentiva os criadores, principalmente a partir de agora, com a nova classificação do Estado quanto à febre aftosa. “Já temos confirmadas as presenças de visitantes e compradores de outros Estados do Nordeste, como Paraíba e Rio Grande do Norte”, disse o prefeito.

Genética e produtividade

Segundo André Ramalho, presidente do Sindleite, existem aproximadamente 45 produtores rurais fazendo a exposição de 400 animais no Parque Mair Amaral, onde acontece a Expobatalha, até o próximo sábado (26).

Um desses produtores é Edivaldo Silva Costa, de Olho D’Água das Flores. Ele trouxe apenas dois animais — uma vaca e um bezerro —, mas está animado para o torneio leiteiro do qual vai participar. De acordo com ele, o animal já produziu 22 quilos de leite em um dia, o que é uma boa média para concorrer ao torneio, que terá uma motocicleta como premiação. Os produtores ao invés de quantificarem o leite em litros, eles quantificam em quilos.

Segundo o diretor de Política Agropecuária da Seagri, Ubaldo Soutinho, a alta produtividade de leite dos animais, que pode chegar até a 40 quilos, tem explicação. “A nutrição adequada, a qualidade genética e os cursos de inseminação artificial têm colaborado para isso”, salientou Ubaldo.

Ainda estavam presentes na abertura, os prefeitos de Jacaré dos Homens e Pão de Açúcar; produtores, agricultores familiares e representantes de instituições parcerias, como o Sebrae/AL e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Marcaram presença também os representantes dos bancos, que fornecem crédito para os produtores rurais, e técnicos da Seagri e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a quem o secretário Jorge Dantas fez um agradecimento especial.