Com a criação, facilitará as suas alterações cadastrais do produtores.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai capacitar servidores de municípios alagoanos para o trabalho em Unidades Municipais de Cadastro (UMCs). O treinamento será realizado a partir das 9h de 28 de setembro e vai até 02 de outubro, no Sebrae de Arapiraca. Nas UMCs serão prestados serviços, pelas prefeituras, para realizar atualizações cadastrais em imóveis rurais.
Para a prestação do serviço é celebrado um termo de cooperação técnica entre prefeituras e o Incra, no qual cada prefeitura entra com a infraestrutura e servidores, e o Incra dá apoio técnico. Com a criação das UMCs os produtores desses municípios não precisarão mais se deslocar até Maceió para fazer as suas alterações cadastrais.
Assim como cada cidadão que possui renda tem que declarar junto à Receita Federal, cada imóvel rural, por lei, tem que ter um cadastro no Incra. É necessário que esse cadastro esteja atualizado sempre que ocorrer qualquer alteração (domínio, contração de débito que ofereça o imóvel em hipoteca etc.)
Em Arapiraca, haverá um treinamento dos servidores lotados nas UMCs, com presença confirmada do superintendente do Incra, Gilberto Coutinho; do chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundária da SR-22, Gabriel Arruda; do Prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, além de outros Prefeitos. O coordenador do treinamento será o servidor Daniel Alcântara, que contará com participação especial da Dra. Sandra Van Der Ley, procuradora federal, para falar sobre legislação cadastral. O curso será ministrado pelo próprio servidor Daniel Alcântara e pela servidora Suzana Teixeira.