Categorias: Maceió

Servidores federais param em todo Brasil

Eles querem a reabertura das negociações com governo Lula.

Os servidores públicos federais decidiram fechar as portas durante esta quinta-feira, 01, em todo Brasil. A paralisação ocorre porque o Governo Lula, além de recuar nas negociações, não vem cumprindo os acordos firmados entre 2007 e 2009.

De acordo com a categoria, cada setor tem suas demandas específicas e todos estão em busca de melhores condições de trabalho.

A Condsef – entidade que representa os trabalhadores do serviço público federal no país – entregou ao Ministério Público Federal o histórico do processo de negociações com o Governo e denunciou o não cumprimento dos diversos acordos. A entidade fez um balanço das cláusulas negociadas que permanecem em aberto. Paralelo ao trabalho da Condsef em Brasília, suas filiadas em todo o Brasil seguem mobilizando os servidores nos Estados.

Em Alagoas, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (SINTSEP) convocou a categoria para participar da paralisação de 24h com concentração em frente à sede da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) – antiga DRT, localizada no Centro de Maceió. A atividade começa às 9h e deve seguir o dia inteiro com intervenções de trabalhadores e sindicalistas no som dialogando com a sociedade.

Cerca de vinte e uma categorias têm acordos ainda pendentes, entre elas estão trabalhadores dos ministérios da Cultura, Agricultura, Fazenda, Trabalho e Emprego, Ciência e Tecnologia, AGU, Incra, civis de Órgãos Militares, Dnit, Conab, DNPM, SPU, e outros.