Categorias: Maceió

Benedito Bentes: um bairro e duas prefeituras

Integrantes de Instituto denunciam eleição que reelegeu Silvânio Barbosa, afirmam que existem duas prefeituras no bairro e ameaçam recorrer a Justiça para anular pleito.

Vanessa Alencar/Alagoas24Horas

Integrante do Propaz denuncia e mostra documentos

Integrantes do Instituto de Promoção da Paz (Propaz) do Benedito Bentes procuraram o Alagoas24horas na tarde desta terça-feira, 6, para denunciar que a eleição ocorrida no domingo, 5, onde Silvânio Barbosa foi reeleito prefeito comunitário do complexo habitacional, foi forjada e que o verdadeiro prefeito, eleito em dezembro do ano passado, é Roberto Sarapó.

Um dos fundadores do Propaz, disse que hoje existem duas prefeituras comunitárias no complexo, uma comandada por Barbosa e outra por Sarapó, titular da Prefeitura Comunitária Associativista da 6ª Região, que seria a oficial do complexo.

Questionado sobre o assunto, Sarapó foi enfático: “Eu sou o prefeito comunitário de fato e de direito”. O líder comunitário explicou que sua chapa – composta por prefeito, vice-prefeito e mais nove vereadores – foi aclamada em eleições abertas, onde o eleitor só precisava apresentar título de eleitor e o comprovante de residência para votar.

Ele alega que a entidade comandada por Barbosa é uma associação surgida depois que a prefeitura foi registrada e anunciou que irá pedir ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) que a eleição de domingo passado não seja reconhecida. “Vou pedir o meu reconhecimento como prefeito comunitário”, afirmou.

Ainda de acordo com a denúncia de integrantes do Propaz, dos cerca de 190 mil moradores do Benedito Bentes, apenas 300 votaram no pleito que elegeu Barbosa com 183 votos. “O Estatuto foi modificado e só foi às urnas quem pagou cinco reais e se associou entre os dias 17 e 28 de agosto”, disse Paulo Eugênio.

O Instituto Propaz chegou a solicitar ao MPE o adiamento do pleito, ou que o processo fosse aberto a participação de todos, mas, devido ao curto espaço de tempo para que a Promotoria de Fundações se posicionasse, o caso pode ir parar na justiça.

Eleições

Silvânio Barbosa foi reeleito pela quarta vez prefeito comunitário do Benedito Bentes no domingo, com 91% dos votos válidos. A chapa 2, liderada pela professora Angelina Araújo, ficou em segundo, com 6% e o terceiro lugar foi para o desportista Ronison Francisco, com 3% dos votos.

De acordo com texto divulgado pela assessoria de Barbosa, nas eleições deste ano, seguindo o estatuto da Prefeitura Comunitária de Cultura, Promoção e Paz do Complexo Benedito Bentes (Prefcom), só puderam votar apenas os sócios adimplentes.

A reportagem tentou contato com o líder comunitário durante toda a tarde, mas não obteve êxito. Até às 17h30 o celular de Silvânio estava com outra pessoa e ele não foi localizado para falar sobre as denúncias.