O sistema é online e agenda leitos hospitalares.
O sistema de regulação dos serviços de saúde de Alagoas é referência para o Ministério da Saúde (MS) e modelo para outros estados. Nesta quarta-feira (14), técnicos da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba se reuniram com o coordenador do Complexo Regulador Estadual, Cerylio Adamastor, para conhecer o processamento do serviço. O sistema online é utilizado para agendamento de consultas e leitos hospitalares.
Segundo o analista do sistema regulador da Paraíba, Luciano Carneiro, o Ministério da Saúde indicou o serviço alagoano como modelo no Nordeste. Por isso, uma comitiva paraibana esteve em Alagoas para conhecer como funciona o sistema e os avanços que ocorreram após a sua implantação.
”Tivemos indicação do Ministério da Saúde e fizemos questão de conhecer o sistema, que também será implantado em nosso estado”, frisou. Além de Carneiro vieram os técnicos José Edson, Gilberto Melo e Luciana Suassuna.
De acordo com o coordenador Cerylio Adamastor, o sistema de regulação foi implantado em 2007 e acarretou em uma série de mudanças que facilitaram o acesso da população aos serviços de saúde, proporcionando maior organização da demanda do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assistência – O sistema de regulação representa a ordenação do acesso aos serviços de assistência à saúde. Esta ordenação atua pelo lado da oferta, buscando otimizar os recursos assistenciais disponíveis, e pelo lado da demanda, buscando garantir a melhor alternativa assistencial face às necessidades de atenção e assistência à saúde da população.
Em Alagoas, foram implantados complexos reguladores em Maceió e Arapiraca. Maceió, que faz parte da 1ª região de saúde atua na regulação de consultas especializadas e leitos de obstetrícia. A região de Maceió está sendo preparada para regular os leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI), Cuidados Intermediários (UCI) e de cirurgias eletivas.
Já Arapiraca, 2ª região de saúde, regulamenta toda a parte laboratorial. O município também está sendo preparado para regular os leitos hospitalares. O sistema de regulação já foi implantado também nos municípios de Delmiro Gouveia, Penedo, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e Viçosa.