Categorias: Cultura

Dia da Animação terá programação em AL

Haverá exibição simultânea em 400 cidades.

Divulgação

Dia Internacional da Animação

Pelo sexto ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em Alagoas, o DIA será organizado pelo Tela Tudo Clube de Cinema que, em parceria com instituições locais, realizará o evento em 10 cidades e 5 bairros da capital: Maceió (Ponta Verde, Riacho Doce, Fernão Velho, Vale do Reginaldo e Graciliano Ramos), Marechal Deodoro, Arapiraca, Boca da Mata, Capela, Ibateguara, Delmiro Gouveia, Piranhas, Piaçabuçu e União dos Palmares. Todos irão exibir a mostra infantil às 18h e a mostra oficial nacional e estrangeira às 19h30. Para saber mais sobre a programação e os locais de exibição em Alagoas, acesse www.diadaanimacao.com.br .

Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

“Os brasileiros cresceram vendo desenhos internacionais na televisão e no cinema. Atualmente, com o crescimento da animação nacional, houve uma mudança nesse cenário, crianças e adultos podem assistir desenhos produzidos no seu país, com características e temas que refletem a cultura brasileira e seu cotidiano. Neste ano o objetivo da organização do DIA é superar a meta de 500 cidades brasileiras, proporcionando ao maior número possível de espectadores o contato com o cinema de animação realizado no Brasil e no mundo”, revela Luciana Druzina, diretora de eventos da ABCA e organizadora do Dia Internacional da Animação. Assim como no ano passado, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.

Durante a semana que antecede o evento acontecerão debates, oficinas, palestras, e mostras infantis e de deficientes auditivos e visuais em diversas cidades do país.

Sobre o Dia Internacional da Animação:
A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais

O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.

Programação em Alagoas

18h – mostra infantil / 19h30 mostra oficial nacional e estrangeira

MACEIÓ
Ponta Verde
Local: Praça Gogó da Ema, em frente ao Alagoinhas
Apoio: Tela Tudo Clube de Cinema, Ideário e IZP
Riacho Doce
Local: Sede da Associação Saudáveis Subversivos
Apoio: Associação Saudáveis Subversivos
Fernão Velho
Local: Praça do ABC
Apoio: Associação Teatral Joana Gajuru e Sesc
Graciliano Ramos
Local: Sede da Ong Graciliano é uma Graça
Apoio: Ong Graciliano é uma Graça
Vale do Reginaldo
Local: Centro do Vale
Apoio: Secretaria de Estado da Infraestrutura
ARAPIRACA
Local: Universidade Estadual de Alagoas
Apoio: Ong Candeeiro Aceso e Zóio TV
BOCA DA MATA
Local: Sede do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social
Apoio: Instituto Girassol de Desenvolvimento Social
CAPELA
Local: Espaço de eventos culturais
Apoio: Ponto de Cultura Direito de Ser Feliz
IBATEGUARA
Local: Centro Cultural de Ibateguara
Apoio: Secretaria de Cultura de Ibateguara
MARECHAL DEODORO
Local: Espaço Cultural de Marechal Deodoro
Apoio: Associação Cultural Saudáveis Subversivos
PIRANHAS
Local: Ginásio de Esportes
Apoio: Instituto Palmas e Prefeitura de Piranhas
PIAÇABUÇU
Local: Escola Estadual Correia Titara
Apoio: Ong Olha o Chico
UNIÃO DOS PALMARES
. Praça Basílio Sarmento – Centro
Apoio: Secretaria de Cultura de União
DELMIRO GOUVEIA
. Auditório das rádios de Delmiro
Apoio: Cine Pedra e comerciantes locais

Recentes