Categorias: Maceió

Servidores do Judiciário Federal fazem protesto

Paralisação nacional exige fim de impasse.

Os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Púbico da União vão realizar um ato público com assembléia geral, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, nesta quarta-feira, dia 28, a partir 7 horas. Desde a última sexta-feira, dia 23, que a categoria aprovou estado de greve e ratificou o indicativo de paralisação de 48 horas, nos dias 11 e 12 de novembro, durante assembléia geral.

Nesta quarta-feira, dia 28, acontece o Dia Nacional de Lutas em todo o Brasil. Os servidores do Judiciário Federal e do MPU estarão mobilizados para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a enviar logo o projeto de revisão salarial ao Congresso Nacional até o início de novembro. Associações nacionais de juízes e procuradores federais (Ajufe, Anamatra, AMPDFT, ANPR, ANPT, Amagis/DF e Amajum) através de uma Frente Associativa que, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), conseguiram cancelar a sessão administrativa que apreciaria o projeto de lei de revisão salarial sob alegação de que um segmento da categoria iria ganhar mais que os juízes e procuradores.

Além da defesa da revisão salarial (reajuste de 15% no vencimento base e reajuste da gratificação da atividade judiciária), os trabalhadores também reivindicam a luta pela jornada de trabalho de seis horas e são contra a Resolução 53 do CSJT, que extingue varas de trabalho, penalizando a população.

No ato público, que terá início com café da manhã, finalizando com assembleia geral, os servidores também elegerão os delegados para a reunião ampliada da Fenajufe, em Brasília, no dia 14 de novembro. Haverá também a apresentação do teatro popular Sol Nascente que irá encenar uma peça, protestando contra o impasse no processo de revisão salarial e contra o aumento da jornada de trabalho pelo Conselho Nacional de Justiça.