Time quer montar grande equipe.
O Vasco conta as horas para escrever um dos capítulos mais emocionantes de sua centenária história. Sábado, no Maracanã, o time enfrenta o Juventude, podendo assegurar de vez a classificação à Série A do Campeonato Brasileiro. O empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no Castelão, não foi o suficiente para o tão sonhado regresso cruzmaltino. Para piorar, os resultados das outras partidas não ajudaram.
Mas, enquanto a torcida aguarda ansiosa para soltar o grito de primeira divisão, a diretoria começa a preparar a equipe para a temporada 2010. Uma das primeiras medidas será a manutenção do atacante Elton, pretendido por clubes de fora do país. O jogador dificilmente ficará em São Januário, mas os dirigentes prometem não medir esforços para segurar o artilheiro na Colina.
Outro desejo vascaíno é o repatriamento de Keirrison. O atacante, ex-Coritiba e Palmeiras, está na reserva do Benfica de Portugal, e pode pintar em São Januário no ano que vem.
A negociação pode parecer absurda, mas tem fundamento. O jogador foi vendido ao Barcelona, mas, sem espaço no clube espanhol, foi emprestado ao time de Lisboa. Lá, no entanto, é a terceira opção no banco de reservas – ou seja, é o quinto atacante. O Barcelona não está satisfeito com o aproveitamento do jogador, que não está tendo chance de se valorizar no mercado europeu. Assim, vindo para o Vasco, Keirrison pelo menos estaria em atividade.
Por ora, a chance mais próxima é a manutenção de Elton. Dois clubes da Turquia, um da Grécia e um de Portugal estão de olho no artilheiro. O presidente Roberto Dinamite avisou que o Vasco não está disposto a perder o jogador.
"Nossa prioridade sempre foi manter o Elton. Vamos trabalhar para que o jogador permaneça aqui no ano que vem. Antes de falar em reforços, temos que resolver a renovação de quem está no clube", disse Dinamite.
Pensando em um Vasco forte na próxima temporada, o clube sonha também Val Baiano, do Barueri, e Kleber Pereira, do Santos.