Categorias: Esporte

Olimpíadas Escolares começam nesta sexta

Abertura oficial aconteceu ontem, no Paraná.

Assessoria

Assessoria

Os alunos atletas campeões do Jeal participaram na manhã e tarde desta quinta-feira (5), nas cidades de Maringá e Londrina, no Paraná, da cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares 2009, para atletas de 15 a 17 anos. A festa reuniu alunos atletas representantes dos 26 estados brasileiros que participarão das competições a partir desta sexta-feira (6), nessas cidades sedes, além de autoridades locais e atletas olímpicos e atores de TV.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, serão realizadas de 5 a 15 de novembro, e contará com 4.100 participantes de 993 escolas públicas e particulares de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que disputarão nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez).

Em Londrina a cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Moringão, na tarde desta quinta-feira. O ponto alto do evento aconteceu quando os alunos atletas dos 26 estados brasileiros participantes da competição, atletas olímpicos e atores da TV brasileira, abraçaram a bandeira dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um sonho agora mais próximo.

Estiveram presentes à solenidade as autoridades: a coordenadora geral de Projetos e Ações Especiais do Ministério do Esporte, Daniele Gruneich; o prefeito de Londrina, Barbosa Neto; a secretária de Estado de Educação, Yvelise Freitas de Souza; o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha; além do diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, que agradeceu o empenho das prefeituras das cidades de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná, além do apoio dos outros governos estaduais que foi fundamental para a realização do evento.

A cerimônia também foi prestigiada por atletas exemplos do esporte como Gustavo Borges (natação), Sebastian Cuattrin (canoagem), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Léo Bortolini (handebol), Dayane Camillo (ginástica rítmica), Daniele Hypólito (ginástica) e Natália Falavigna (taekwondo), que acendeu a pira olímpica. Além dos atletas e das autoridades, os atores Daniel Dalcin e Bianca Bin, de Malhação da TV Globo, que foram ovacionados pelo público.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, declarou aberta a competição na cidade após ler a redação do aluno Dalmo Guilherme Correia, da Escola Municipal Rural Professora Aracy Soares dos Santos, que participou do Concurso Esporte e Literatura promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2009, conquistando o segundo lugar.

Árbitra nacional de handebol, e professora de educação física, Daynes Grasiele Keller realizou o juramento dos árbitros, enquanto o atleta de basquete do Colégio Portinari de Londrina, Guilherme Zanluchi da Silva fez o juramento dos atletas.

Maringá – A Cerimônia de Abertura de Maringá, a outra sede do evento, aconteceu na manhã desta quinta-feira, no ginásio de Esportes Valdir Pinheiro Pinto, e contou também com a participação de personalidades do esporte e astros da televisão.

Esta é a primeira vez que duas cidades dividem a organização do evento, que soma um total de 4.100 inscritos, recorde absoluto na história das Olimpíadas Escolares. As competições serão iniciadas a partir desta sexta-feira. Em Londrina serão disputados handebol e natação. Em Maringá o futsal, o judô e o xadrez.

Recentes