Categorias: Cultura

AL tem mês dedicado à Consciência Negra

As comemorações começam nesta sexta (6).

Em todo o país, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Mas em Alagoas, berço de Zumbi dos Palmares, a comemoração estende-se durante todo o mês. Em diferentes partes do Estado – União dos Palmares, Maceió, Viçosa, Pilar, Arapiraca, Monteirópolis e Santa Luzia do Norte – serão realizadas ações que integram arte, esporte e debates.

As atividades começam nesta sexta-feira (6) à tarde com a caminhada Respeitando as Diferenças, na cidade de União, terra da liberdade. Foi para lá que os negros fugiram e formaram o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Surgido em 1580, a República dos Palmares resistiu até 1695, ano em que morreu Zumbi.

Para o dia 20 de novembro deste ano, a Secult, em parceria com demais órgãos do governo, Fundação Cultural Palmares e prefeitura de União dos Palmares, prepara uma programação especial na Serra da Barriga. As celebrações vão desde cerimônias religiosas a ato cívico com parada militar e desfile estudantil.

Em União, também estão programados ciclo de palestras, exposição de arte e fotografia, apresentações artísticas na Praça Basiliano Sarmento e outros eventos educativos que visam a inserção do negro na sociedade.

Maceió, Viçosa, Arapiraca, Monteirópolis, Santa Luzia do Norte e Pilar também estão com programações durante o mês da consciência negra. Na capital, as celebrações começaram nesta sexta, com o II Colóquio Internacional Brasil x África, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O encerramento do mês dedicado ao povo negro será no dia 26, na Catedral Metropolitana de Maceió, com a realização de missa em nome da paz, pelo respeito à liberdade de crença e às diferenças humanas. Por meio do portal da Secult (www.cultura.al.gov.br) é possível ter acesso à programação completa do mês da Consciência Negra em Alagoas.

Recentes