Prova é considerada a mais dura competição do Nordeste e conta com apoio do governo do Estado.
A Associação Arapiraquense de Ciclismo anuncia para o dia 6 de dezembro a 6ª edição do Desafio de Ciclismo, uma prova de longa distância que atravessará o Agreste e Sertão de Alagoas. Com trajeto de 160 km, a disputa deve reunir competidores conhecidos nacionalmente, entre eles José Alberto Nunes, da cidade pernambucana de Santa Cruz do Capibaribe e vencedor do título, em 2008. O evento conta com apoio do governo do Estado.
O trajeto da corrida passa pelas cidades de Arapiraca, Craíbas, Major Isidoro, Jaramataia e Batalha. A prova é considerada a mais longa e dura competição de ciclismo do Nordeste e conta também com apoio da rádio Pajuçara FM Arapiraca. De acordo com os organizadores, a variedade de terreno é a principal característica da prova. Os ciclistas devem passar por estradas asfaltadas, em paralelepípedos e também em terra batida. A largada está prevista para o meio dia.
Segundo Egberto Pedro da Silva, idealizador do evento, a prova é uma adaptação da competição centenária francesa ‘Paris-Roubaix’. Neste evento, conhecido também pelo nome de Inferno do Norte, os atletas percorrem 260 km, passando por estradas asfaltadas e também 60 trechos em paralelepípedos. “Na versão alagoana, os atletas também correm em estradas de terra batida, o que dificulta ainda mais a competição, sem falar do sol escaldante do Nordeste, bem diferente do clima encontrado na primavera européia, quando a ‘Paris-Roubaix’ acontece”, ressalta Egberto.
Enquanto na Europa os atletas correm em levíssimas bicicletas de estrada, aqui diz o ciclista, devido a grande variedade de terreno, os atletas podem correr com qualquer tipo de bicicleta”, informa Egberto. Ele comunica que, para os ciclistas estreantes, haverá uma competição de dez km em cada cidade por onde a grande competição passar. Estas corridas devem acontecer simultaneamente, no dia 6 de dezembro, às 8 horas, nas cidades de Arapiraca, Craíbas, Major Isidoro, Batalha e Jaramataia.
“Cada cidade poderá inscrever gratuitamente até 50 atletas estreantes, que receberão uma camisa de competição e uma medalha de participação, além de premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada cidade”, assegura o organizador. A Associação Arapiraquense de Ciclismo, promotora do evento, vai distribuir R$ 10 mil em prêmios para as duas competições. O evento deste ano tem a parceria do governo do Estado e do Sistema Pajuçara de Rádio e Televisão e o apoio de todas as cinco prefeituras que fazem parte do percurso, além de várias empresas do setor privado.