Investimentos em publicidade online crescerão dois dígitos em 2009, diz consultoria.
Crescimento de dois dígitos. É dessa maneira que a e-Marketer definiu as perspectivas dos investimentos em publicidade online no país, em 2009. A consultoria americana compilou dezenas de pesquisas de fontes variadas sobre os negócios na internet brasileira e as reuniu no relatório Brazil Online, divulgado recentemente.
Segundo o relatório, os anunciantes seguem os consumidores online. Assim, as estimativas dos investimentos em anúncios na internet para este ano vão de US$ 382,5 milhões, segundo o GrupoM, a US$ 537 milhões, de acordo com o projeto Inter-Meios. O crescimento sobre o ano anterior é de 15% e 30%, respectivamente.
As principais tendências a serem seguidas pelos anunciantes envolvem redes sociais e telefonia móvel. “O Brasil é líder mundial em uso de mídias sociais”, diz o relatório. “Os usuários brasileiros passaram 6,3 horas em média, em maio, em redes sociais, quase o dobro da média mundial, de 3,7 horas.” É uma oportunidade única para as empresas que querem falar com os jovens.
“Algumas marcas já tem lançamentos feitos exclusivamente por meio da internet”, diz Pedro Waengertner, professor do curso de varejo e-commerce da ESPM. “À medida que a internet se massifica e as redes sociais crescem, é essencial falar com esse consumidor.”
Outra vertente para os investimentos são os anúncios para internet em celulares. Segundo a eMarketer, assinantes de telefones móveis são engajados com conteúdo e com marketing. A estimativa da consultoria PricewaterhouseCoopers é que os anúncios online para celulares atinjam US$ 24 milhões no Brasil, este ano.
Apesar de 60% da verba publicitária gasta no país ainda ser destinada à TV, tem crescido o número de usuários que assiste à programação das emissoras pela internet. “A TV por assinatura tem preços abusivos, muito além da capacidade de pagamento das classes C e D”, afirma Celso Kassab, sócio da área de consultoria empresarial da Deloitte. “Como com a penetração da banda larga está crescendo, aumenta também o número de pessoas que, quando perde um jogo de futebol ou o noticiário, vai buscar na internet exatamente o que procura.”